Catástrofes naturais podem custar até 200 milhões de euros para seguradora

O impacto das recentes catástrofes naturais registradas na América do Norte e no Caribe, de uma dimensão e freqüência excepcionais, deve acarretar para a Mapfre um custo líquido entre 150 e 200 milhões de euros sobre o resultado atribuível do exercício, segundo as estimativas preliminares realizadas pela companhia.

Para obter essa estimativa de custos, a companhia valorou os impactos nas zonas afetadas sobre a carteira de riscos aceitos da Mapfre RE e Mapfre Global Risks, assim como o negócio de seguros da Mapfre nos Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana e México.

Este aumento extraordinário de custos faz com que a companhia modere as suas expectativas de cumprimento dos seus objetivos públicos, para o período 2016-2018, de ROE médio de 11% e Índice Combinado médio de 96%, anunciados no mês de março de 2016.

Furacões Harvey, Irma e Maria, terremotos de Chiapas e Puebla no México

A política de gestão de riscos da companhia contempla que possa acontecer eventos de intensidade inclusive superiores aos registrados estas semanas, assim como a coincidência no mesmo ano. As proteções da Mapfre são adequadas para cobrir as reclamações que possam produzir-se em decorrência destes eventos.

Além disso a companhia mantém uma proteção adicional vigente para eventos catastróficos no restante do ano de 2017. O modelo de proteção de riscos catastróficos da Mapfre supõe que, caso se produza novas ocorrências excepcionais durante o transcurso do exercício, elas teriam um impacto adicional
inferior.

Fonte: Revista Apólice