O tesouro escondido dos suíços

O sistema suíço de aposentadoria permitiu até hoje a qualidade de vida da maioria da população.

Obrigatória desde 1985, a previdência profissional tem um papel econômico e social importante na Suíça. O capital acumulado, administrados pelos fundos de pensão e seguradoras, é significativamente maior que o PIB e as reservas do Banco Nacional Suíço (Banco Central).

Em apoio ao Seguro de Velhice e Sobrevivência (AVS), a previdência geral administrada pelo Estado, a previdência profissional tem por objetivo garantir, em larga medida, a manutenção do nível de vida em caso de aposentadoria, falecimento ou invalidez.

Atualmente 4,1 milhões de pessoas ativas profissionalmente contribuem aos fundos de pensão e às empresas de seguro coletivo. Mais de 1,1 milhões de pessoas se beneficiam da previdência profissional.

Ao longo das últimas décadas, o chamado “segundo pilar” do sistema previdenciário helvético também alcançou uma dimensão economia impressionante: pela primeira vez, os fundos de previdência profissional ultrapassaram a marca de mil bilhões de francos em 2016, para chegar a 1.029 bilhões ao fim do ano. Cerca de 80% do capital economizado é administrado pelos fundos de pensão. O resto, pelas seguradoras.

Em comparação, as reservas do Banco Nacional Suíço (BNS), que aumentaram consideravelmente nos últimos anos graças às medidas tomadas pela instituição para combater a valorização do franco suíço, eram apenas de 690 bilhões de francos no fim de 2016. E o produto interno bruto (PIB) realizado no ano passado pela Suíça chegou apenas a 658 bilhões de francos.

Diante desses números, a AVS pode ser vista como um “primo pobre”. O capital acumulado no “primeiro pilar” equivale apenas a 44 bilhões de francos suíços. Isso apesar do fato que o seguro público cumpra um papel social ainda mais importante já que cobre atualmente 40% da renda média dos aposentados, contra 20% para a previdência profissional.

Essa diferença se explica pelo fato de a AVS ser administrada na base de um sistema de partilha: as contribuições dos assegurados ativos e dos empregadores servem diretamente ao financiamento das aposentadorias. A previdência profissional é, do seu lado, administrada através de um sistema de capitalização: as contribuições são reservadas individualmente para casa segurado e pagas desde o início até a aposentadoria.

Fonte: swissinfo.ch