Vamos fazer um pacto?

A Semana Nacional do Trânsito de 2017 começa e os números de acidentes continuam alarmantes. Você sabia que apenas no mês de julho foram pagas 3,6 mil indenizações por mortes no trânsito? Esse número é 42% maior do que o do mesmo período do ano passado e, por incrível que pareça, não é o mais assustador. Somente no mês de julho, foram pagas 24.964 indenizações por invalidez permanente. Das 33.720 indenizações pagas pela Seguradora Líder-DPVAT e em julho, 1.608 estão relacionadas a crianças e adolescentes, o que totaliza 5%. Os números são do Boletim Estatístico Extra da Seguradora Líder-DPVAT e podem ser conferidos na íntegra neste link.

Os motociclistas ainda são as principais vítimas de acidentes. Avaliando o mesmo período, dos 2.003 motoristas que receberam o Seguro DPVAT no mês de julho, 1.292 eram motociclistas. O número corresponde a 65% das indenizações pagas a este tipo de vítima no período. A região Sudeste concentrou a maior incidência dos acidentes com vítimas fatais (35%), seguida pelo nordeste (34%). Para não fazer parte dessa estatística, que tal sermos a mudança que queremos ver no trânsito?

Confira algumas dicas que preparamos para você:

>> Entrou no veículo, a atenção maior é no trânsito. Nada de dar aquela espiadinha no celular, hein? A gente sabe que é tentador, mas nenhuma mensagem é mais importante que a sua vida e a de outras pessoas, não é verdade?

>> Regra básica da autoescola: Só se dá a partida depois de colocar o cinto de segurança. E isso vale para os passageiros do banco de trás também.

>> Se tem criança no carro, não esqueça da cadeirinha e fique atento ao uso adequado dela. Ah, a cadeirinha vai mudando de acordo com o peso da criança.

>> Se gentileza gera gentileza, no trânsito ela poupa vidas e brigas desnecessárias.

>> Ah, e não esqueça da seta. Ela ajuda a preparar o motorista de trás e pode evitar batidas feias. É tão rapidinho e evita tantas coisas ruins. Não custa nada, né?

Seguindo essas dicas (que todo mundo já sabe, mas não custa lembrar), a gente já muda um pouco as estatísticas.

Fonte: Viver Seguro com o Trânsito