Com respeitômetro, ciclistas alertam para importância do 1,5m

Um metro e meio. Para mostrar, na prática, o que representa essa medida, ciclistas realizaram na manhã da última terça-feira (19) nos arredores do Parcão a Segunda Pedalada com o Respeitômetro. Acoplada à bicicleta, a estrutura marca em sua lateral a distância prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro para passar o ciclista no trânsito. Diretores e técnicos do DetranRS, grupos de ciclistas e entidades parceiras também distribuíram material educativo e conversaram com os motoristas sobre a importância do 1,5m para a vida de quem está na bicicleta.

A ação, que teve o apoio da EPTC, faz parte da campanha de mobilização para a segurança dos ciclistas, iniciada em março deste ano. Desenvolvida pelo grupo de trabalho que reúne técnicos do DetranRS e ativistas da Mobicidade, Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) e Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), a campanha tem o objetivo de mostrar que o espaço da bicicleta na rua é garantido por lei e que o respeito ao ciclista pede uma medida simples no trânsito.

A atenção aos vulneráveis foi o destaque que o DetranRS deu ao tema da SNT este ano, que enfoca as escolhas pessoais no trânsito, traduzido no slogan “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.  Além do evento com o respeitômetro, a mensagem que é a regra de ouro do trânsito – o maior cuida do menor – está em rádio, TV, cinema e Internet.

Fonte: Detran RS – Foto: Jaimar Monteiro_DetranRS