Tempo x Qualidade de vida

Nos dias atuais, onde corremos contra o relógio, o que mais ouvimos é que não se tem mais tempo para realizar algumas atividades básicas da vida humana.

As pessoas se alimentam mal, dormem pouco (quando dormem), dispõe de pouco tempo para os filhos, casa ou vida social.

Com este novo estilo de vida, cresce a preocupação de se obter uma melhor qualidade de vida. Mas para isso devemos primeiramente aprender a controlar e organizar nosso tempo.

Para garantir nosso bem estar, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer ou outros hábitos que nos façam sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida, e o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.

Ter um auto cuidado é buscar quais são as necessidades do seu próprio corpo e da mente, evitar hábitos nocivos, desenvolver uma alimentação sadia, conhecer e controlar os fatores de risco que levam às doenças e adotar medidas de prevenção das mesmas. Todas essas ações visam à melhoria da qualidade de vida.

Representam bem os maus hábitos, o sedentarismo (falta de atividade física), o tabagismo, o alcoolismo, a obesidade, pois todos aumentam a toxicidade do organismo, já que deterioram as artérias, impedindo a boa oxigenação das células do organismo.

Uma dieta saudável significa a ingestão de alimentos que possam ser digeridos com facilidade e que não produzam o depósito de gorduras e açucares, de preferência usando pouco sal e com uma boa quantidade de líquidos, verduras e frutas.

Os exercícios físicos favorecem o sono, o apetite, promovem o bom funcionamento dos intestinos, a concentração, ajudam a manter o equilíbrio e a coordenação motora, evitam e reduzem o sobrepeso, aumentam a quantidade cerebral das endorfinas que combatem a depressão.

O desenvolvimento de bons hábitos inclui respeitar o corpo em relação aos horários para se alimentar, descansar e dormir. Aos idosos, evitar as quedas, devido à maior fragilidade óssea e, muitas vezes conseqüência de um repouso excessivo.

Evitar a exposição ao frio intenso, que favorece o aparecimento de resfriados, gripes, etc. Bem como, evitar o excesso de sol, principalmente no horário da expansão dos raios infravermelhos (das 11:00 às 15:00 horas – atenção ao horário de verão), hidratando e protegendo a pele com produtos confiáveis.

A busca pelo nosso bem estar, precisa começar já, pois nunca é tarde para se ter hábitos saudáveis, por isso, organize sua agenda, dê mais tempo para si mesmo, sem esquecer que é preciso buscar prazer e felicidade na vida.

Fonte: Clinica Interagir