Maersk e Microsoft planejam blockchain de seguro marítimo

Um empreendimento conjunto entre a gigante marítima Maersk, a Microsoft, a empresa de contabilidade EY e a empresa de blockchain Guardtime pretende aplicar a tecnologia blockchain no campo do seguro marítimo.

Usando a Azure– a plataforma será baseada em nuvem da Microsoft que recentemente revelou uma nova estrutura de blockchain – o novo esforço verá a criação de um banco de dados compartilhado que registra informações sobre envios, bem como riscos potenciais para ajudar os navios a cumprir os regulamentos de seguros. O banco de dados também assegura que esta informação seja transparente em relação ao que é uma rede complexa de variáveis.

Nomeadamente o projeto já foi testado, e a Maersk planeja usá-lo em aplicações do mundo real, juntamente com as seguradoras MS Amlin e XL Catlin.

Um representante da EY disse à CNBC que a obtenção de dados de seguro marítimo em uma blockchain é necessária devido à “ineficiência completa” da indústria.

Mark Russinovish, diretor de tecnologia da Microsoft Azure, explicou ainda mais:

“O seguro marítimo é um excelente exemplo de um processo comercial complexo que pode ser otimizado usando uma blockchain”.

A Reuters informou que a plataforma já foi construída e será implantada em janeiro.

Esta não é a primeira exploração da tecnologia blockchain da Maersk. A empresa de transporte realizou seu primeiro teste de controle de carga baseado em uma blockchain em parceria com a IBM em maio.

A IBM também se inscreveu com um importante operador em Singapura, para trabalhar com uma empresa de transporte regional para testar uma nova rede de cadeia de suprimentos baseada em blockchain.

Fonte: BTCSoul