Recadastramento: apenas 13% dos pedidos foram deferidos

A Susep alertou, em comunicado que menos de nove mil corretores de seguros concluíram o processo de recadastramento e tiveram os seus pedidos deferidos pela autarquia. Esse número representa apenas 13% do total de profissionais (68,8 mil) que estão em atividade no País, segundo o banco de dados da Fenacor.

A autarquia lembrou que restam apenas 15 dias para o encerramento do período estipulado para o recadastramento do corretor de seguros pessoa física. A Susep revelou ainda que 17 mil pedidos estão aguardando o atendimento de exigências ou em análise. “Esses profissionais não serão prejudicados mesmo que as suas requisições permaneçam em verificação”, ressaltou a autarquia.

Para a Susep, além do reduzido percentual de pedidos de recadastramento, há outro problema: quase cinco mil corretores de seguros não finalizaram as suas solicitações. Diante desses dados, o superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha advertiu que o profissional deve estar atento a todos os passos do processo.

“Ele precisa preencher seus dados nos campos indicados, salvar o cadastro e verificar o recebimento de dois e-mails da Susep. O primeiro e-mail informará o número do seu pedido e o segundo e-mail trará um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo”, explicou Mendanha. Ele acrescentou ainda que o não recadastramento implica na suspensão do registro conforme o disposto na Circular da Susep 552, de 17 de maio de 2017.

Além disso, o superintendente lembrou que o último recadastramento de corretores de seguros realizado foi em 2008, o que torna o processo fundamental para a segurança do consumidor e para estudos e ações do mercado de seguros de forma geral. “A Susep e o seu órgão auxiliar, o Ibracor estão debruçados no processo de recadastramento porque o órgão supervisor precisa manter a sua base de dados organizada e segura com as informações cadastrais dos profissionais atualizadas”, finalizou.

Em caso de dúvidas, o site do Ibracor (http://www.ibracor.org.br/) possui um passo a passo detalhado sobre o recadastramento e há linhas diretas para os corretores nos telefones (21) 3233-4146, da Susep, e (21) 3509-7070, do Ibracor.

 Fonte: CQCS