Campanha educativa enfatiza proteção aos vulneráveis no trânsito

Campanha educativa enfatiza proteção aos vulneráveis no trânsito – Foto: Captura de tela – vídeo “Harmonia no Trânsito – 1,5m de distância”

Entre os dias 18 e 25 de setembro, quando se comemora a Semana Nacional de Trânsito (SNT), a campanha “Harmonia no Trânsito” do Detran/RS estará nas TVs, rádios e cinemas, abordando as práticas de boa convivência no trânsito, sob a perspectiva dos participantes mais vulneráveis do trânsito, como pedestres e ciclistas.
Além de ampla divulgação na internet, a campanha terá 43 inserções de TV, 1413 inserções de rádio (capital e interior) e presença em 44 salas de cinema do estado. A principal peça, uma animação desdobrada em dois episódios, apresenta situações cotidianas de uma cidade onde o trânsito flui ao ritmo de uma valsa. Enquanto há sintonia entre os integrantes da cena, a música toca harmonicamente. Porém, toda vez que ocorre uma quebra no bom convívio ou um contexto desfavorecendo um dos chamados vulneráveis, a orquestra desafina. Os filmes se encerram com uma mensagem em referência ao assunto do episódio.
O tema Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito foi selecionado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para esta edição da SNT. O calendário de atividades do Detran/RS pode ser consultado neste link http://www.detran.rs.gov.br/conteudo/47312/detran-rs-prepara-acoes-para-a-semana-nacional-de-transito

Escolhas
Realizamos inúmeras decisões no nosso dia-a-dia, do momento em que toca o despertador e optamos por ficar aqueles cinco minutinhos a mais na cama à hora que elegemos para nos deitar novamente. E a cada escolha que fazemos, precisamos abrir mão de algo. A dificuldade é lembrarmos que nossas escolhas têm consequências – e precisamos nos responsabilizar por elas.
O trânsito é o ambiente em que essas escolhas são feitas a cada minuto e podem comprometer a saúde e a vida do próprio condutor e de muitas outras pessoas que circulam no espaço público. As escolhas envolvem valores e princípios que estão profundamente arraigados em nós, e com os quais precisamos lidar. “O custo de escolhas como mandar mensagens pelo celular enquanto se dirige ou beber uma cerveja antes de pegar a direção pode ser alto demais para podermos suportar – e algo a ser carregado por toda a vida”, alerta Laís Silveira, chefe da Divisão de Educação do Detran/RS.
O maior cuida do menor

Um dos pilares de circulação e conduta estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) preconiza a responsabilidade sobre o cuidado que veículos de maior porte terão pela segurança dos menores, bem como que os motorizados olharão pelos não motorizados e, todos juntos, pelos partícipes mais frágeis do trânsito – os pedestres.
O trânsito é um ambiente compartilhado entre veículos de diferentes portes, motociclistas, ciclistas, pedestres. Mesmo dentro do universo de cada grupo há interesses, espaços ocupados, velocidades, tempos diferentes. É suposto que num ambiente tão diversificado surjam conflitos, muitas vezes envolvendo todos os representantes dessa miscelânea. Também não é incomum que estas divergências acabem por gerar incidentes.
A noção de o menor ser protegido pela maior parte da ideia de que sua fragilidade o sujeita em maior escala aos infortúnios do trânsito. Protegê-lo em sua vulnerabilidade reduz a sua exposição a circunstâncias fatais.
Veja nos links abaixo os vídeos desta campanha do Detran/RS:

– O pedestre é o grande maestrohttps://www.youtube.com/watch?v=zYx-oF-_UAc

– 1,5m de distânciahttps://www.youtube.com/watch?v=qV4AGZ8yf4M