10 precauções que devem ser tomadas contra roubos de veículos

O índice de roubos e furtos de automóveis aumenta a cada dia no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros. Segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), aproximadamente 100 veículos da frota segurada são roubados por dia; o que significou um aumento de 16% no primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado, quando a média diária era de 84 veículos.

Algumas medidas de precaução podem ser mais eficazes, com intuito de impedir a ação dos assaltantes. De acordo com o executivo responsável pela Vieira Corretora de Seguros, Fernando Viera, o motorista precisa estar atento para não dar brechas aos criminosos. “A atenção redobrada ao conduzir um veículo não pode ser só no trânsito, mas também ao estacionar em um determinado local.

Para evitar roubos e furtos, estar em alerta é essencial para não dar oportunidade de atuação aos criminosos. Algumas medidas podem evitar o sinistro e aumentar a segurança do motorista”, explica Vieira.

Para facilitar o cotidiano dos motoristas em geral, a corretora listou as dez principais medidas preventivas contra roubos e furtos de veículos.

Dicas

1)   Não guarde documentos no carro. Boletos bancários, cartões e correspondências podem ser usados para acessar sua conta ou planejar um roubo à sua casa. Documentos do carro facilitam a venda e o uso dos veículos pelos ladrões.

2)   Se for transitar por locais conhecidos, planeje seu itinerário. Antes de ir a um local que nunca foi antes, pesquise qual trajeto será feito, mesmo se for guiado por um GPS. Caminhos desconhecidos podem levar o condutor a locais perigosos, reduzir a velocidade e ficar menos atento a uma eventual investida dos ladrões.

3)   Use o bom senso ao escolher um local para estacionar. Deixar o carro em um estacionamento fechado é a melhor alternativa. Quando precisar parar o carro na rua, evite locais desertos e de fraca iluminação.

4)   Evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento. Eles podem rapidamente fazer a cópia da chave, sem chances do proprietário perceber.

5)   Não deixe nada dentro do carro. Qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor e atrair a atenção do ladrão. Crie o hábito de guardar compras no porta-malas.

6)   Não cole adesivos que exponham informações pessoais. Um adesivo que mostra que o proprietário estuda na faculdade mais cara da cidade, pode atrair roubo e furto. Informações sobre time de futebol pode levar a algum torcedor fanático a danificar o veículo.

7)   Certifique-se de que o carro foi trancado. Essa ação continua sendo um dos principais equívocos cometidos por motoristas. Mesmo que faça uma parada rápida, é fundamental manter o carro trancado.

8)   Utilize dispositivos de segurança visíveis. Correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção são alguns dos dispositivos que podem desencorajar a ação do ladrão.

9)   Utilize equipamentos modernos de segurança. Bloqueadores, rastreadores e localizadores são recursos mais eficazes na prevenção a furtos e roubos.

10) Evite dizer a manobristas flanelinhas quanto tempo você vai demorar até retornar. O ideal é sempre dizer que já volta. Se o objetivo for furtar o carro, o ladrão pode desistir ao saber que não terá tempo para agir com tranqüilidade.

Fonte: Revista Apólice