Mitos e Verdades sobre o seguro de automóvel

Com tantos serviços que as seguradoras oferecem aos clientes, fica difícil saber ao certo o que o seguro para veículos realmente cobre. Quem tem carro antigo paga mais para manter o seguro? Seguro de veículo que fica estacionado na garagem é mais barato? Esclareça essas e mais algumas dúvidas abaixo:

Se o meu carro tiver alarme, rastreador ou bloqueador, meu seguro fica mais barato? É verdade e simples de entender. Os carros que têm apetrechos de proteção e segurança instalados no veículo podem ter desconto de até 20% no valor do seguro.

Além disso, rastreadores facilitam a localização do automóvel em caso de roubo. Dessa forma, quanto mais seguro você manter o automóvel, mais tranqüilo será para a seguradora arcar com as conseqüências.

Furtaram os pertences que estavam no interior do meu veículo, o seguro deve pagar por eles? Infelizmente a resposta é não. Não há como a seguradora assumir os riscos dos bens que estiverem dentro do veículo, como celulares, computadores e outros objetos.

Nesse aspecto, o seguro do automóvel se difere do residencial, pois não existe o cadastro de um inventário de produtos do interior do carro. Por esses motivos, é importante não deixar seus bens evidentes no carro, seja quando estacionar ou mesmo circulando pela cidade.

Quanto mais antigo o carro, mais caro o seguro? Acredite ou não, é verdade. Quanto mais antigo for o modelo do veículo, mas caras serão as peças de reposição. Todas essas questões são discutidas na hora do cálculo do valor pago pelo cliente, então é bom sempre tomar ciência da cobertura do pano. Especialistas dizem que o ideal é trocar de carro a cada 5 anos, no máximo.

O seguro de carro para mulheres é mais barato? É verdade. As mulheres são mais cautelosas e prudentes na direção. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2015, 71% dos acidentes registrados no Brasil foram provocados por homens. Portanto, se elas causam menos prejuízos às seguradoras, é justo que o preço do seguro seja mais baixo.

Não existe cobertura para catástrofes naturais? Esse é um dos maiores mitos que contam sobre o mercado de seguros para automóveis. Existem vários planos de coberturas para automóveis, o mais completo inclui, além de colisão, roubo ou furto, dano causado por alagamento, enchente ou inundação. Seguradoras também oferecem proteção contra ressaca, vendaval, granizo, terremoto e raios.

Se eu deixar de pagar o seguro do veículo, ele é cancelado automaticamente? Sim. Esquecer de pagar as taxas pode sim resultar na perda do seguro. Se você não pagar uma parcela do valor do seguro até o vencimento, o fim da vigência da apólice pode ser antecipado. A seguradora pode emitir uma declaração de inadimplência e reduzir o prazo de validade do seu seguro. Portanto, atenção.

Fonte: Massa News