Combate à fraude permitirá aumento da indenização do Seguro DPVAT

O combate sistemático às fraudes no Seguro DPVAT poderá propiciar uma proposta de alteração na lei para aumentar os valores das importâncias seguradas, que estão sem alteração há dez anos. A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Seguradora Líder, Roberto Barroso, em entrevista publicada na newsletter “Seguradora Líder Informa”.

Segundo ele, a redução das fraudes também permitirá o desenvolvimento de programa nacional de ajuda à reinserção de vítimas de acidentes de trânsito com sequelas permanentes no mercado de trabalho. “Isso beneficiará as verdadeiras e necessitadas vítimas, quando involuntariamente são envolvidas nos acidentes de trânsito”, acrescentou.

Roberto Barroso destacou ainda que, quando os recursos são bem administrados e o benefício é pago a quem realmente precisa, “toda a sociedade tem a ganhar”.

Nesse contexto, ele revelou que no primeiro semestre a área de Combate à Fraude da Seguradora Líder mapeou 7.089 tentativas de fraudes. Em valores reais, foram evitadas perdas da ordem de R$ 90,4 milhões.

Ainda de acordo com o executivo, somando esses recursos aos decorrentes de negativas técnicas e ações judiciais ganhas (por julgamento do mérito), a Seguradora deixou de pagar indenizações que, se consumadas, elevariam as perdas a R$ 432,3 milhões. “A expectativa é fazer com que os números de combate à fraude sejam ainda maiores”, frisou.

Barroso salientou que a Seguradora Líder está trabalhando em um monitoramento contínuo de ocorrências suspeitas, utilizando ferramentas modernas e sistemas com inteligência artificial, visando a evitar pagamentos indevidos, originados por tentativas de fraudes e ações criminosas.

Fonte: CQCS