Cigarro, um péssimo negócio para sua saúde!

Ter consciência sobre os problemas do tabagismo é muito importante para as pessoas, sejam elas tabagistas diretos ou indiretos. Para os fumantes, no entanto trata-se do primeiro passo para livrar-se deste vicio. Vários estudos médicos de fundamento, revelam que uma pessoa fumante vive em média 8 anos a menos que uma pessoa não fumante.

 

O tabagismo é diretamente culpado por 30 % das mortes por câncer em 90% das mortes por câncer de pulmão. A cada ano 200.000 pessoas morrem precocemente devido ao tabagismo.

 

O tabagismo está ligado a cerca de 50 doenças diferentes, sendo responsável por 1 em cada 3 casos de câncer. O tabagismo pode ainda causar impotência sexual no homem, complicações na gravidez, ulcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular entre outras várias doenças. Além de agir diretamente sobre o processo cicatricial, aumentando o risco de deiscências cirúrgicas, necrose de pele, infecção pós operatória, complicações anestésicas e pulmonares durante o período per operatório.

 

Todos os derivados do tabaco usados sob a forma de inalação fazem mal à saúde, sejam eles o cigarro propriamente dito, o charuto, cachimbo entre outros. Ao consumir qualquer um deles você está colocando para dentro do seu organismo cerca de 4.700 substancias toxicas. Entre elas, a nicotina responsável pela dependência química, o monóxido de carbono (o mesmo gás que sai do escapamento dos carros), e o alcatrão que tem em sua constituição substancias que causam câncer.

 

Independente de sua idade, ou a quanto tempo você fuma, sempre vale a pena parar. Tão logo você pare de fumar a saúde do seu corpo começa a reagir de forma positiva, como exemplificado abaixo:

  • 20 min sem fumar, sua pressão sanguínea e pulsação volta ao normal.
  • 2 horas, já não há mais nicotina no seu sangue.
  • 8 horas, o nível de oxigênio volta ao normal.
  • 12-24 horas seus pulmões começam a funcionar melhor
  • 2 dias, seu olfato e paladar melhoram
  • 3 semanas, sua respiração torna-se mais fácil e a circulação melhora
  • 1 ano, você reduz em 50% o risco de morte por infarto do miocárdio
  • 5 anos, reduz em 50 % a possibilidade de desenvolver câncer de pulmão, boca garganta, e esôfago.
  • 20 anos, o risco de desenvolver câncer de pulmão passa a ser igual a quem nunca fumou.

 

Além de prejudicar sua saúde, o fumante também está prejudicando a saúde de quem está perto dele, os chamados fumantes passivos ou indiretos. Estudos revelam que a fumaça aspirada pelo não fumante apresenta níveis 8 vezes maiores de monóxido de carbono, 3 x mais nicotina, e até 50 x mais substancias cancerígenas que a fumaça tragada. Isso porque a fumaça que sai da ponta do cigarro, diferente da que entra na boca do fumante, não passa pelo filtro.

 

Assim, os fumantes passivos tem um risco 23 % maior de desenvolver doença cardiovascular e 30 % maior de desenvolver câncer de pulmão. Crianças expostas ao tabaco podem desenvolver doença cardiovascular quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica.

 

Para aqueles que desejam parar de fumar!

Consciência, força de vontade e atitude, são os pilares que sustentarão você na batalha contra o tabagismo. E preciso vencer a etapa inicial da abstinência. As opções de tratamento variam, e existem algumas dicas que podem ajudar a todos:

  • Cada vez que tiver vontade de fumar tome 1 ou 2 copos de agua.
  • Adote uma rotina de exercícios físicos, como caminhadas, natação…
  • Evite qualquer estimulo que lembre o cigarro.
  • Livre-se dos cinzeiros e isqueiros.
  • Terminada a refeição deixe a mesa imediatamente e escove os dentes.
  • Fora do horário das refeições, caso tenha fome, coma alimentos saudáveis como barra de cereais, frutas…
  • Não se esqueça das razoes que o fizeram querer parar de fumar.
  • Para ajuda especializada você pode contar com alguns grupos de apoio ao tabagista, e tratamento adequado com um pneumologista.

 

O Cigarro e o risco em procedimentos cirúrgicos!

 

O fumo pode causar diminuição da espessura dos vasos o que gera a chamada vasoconstrição. Com o vaso mais estreito, há um fluxo menor de sangue e o suprimento de oxigênio aos tecidos é afetado, o que pode dificultar a cicatrização, podendo causar até uma necrose de pele. A nicotina é o principal fator da vasoconstrição, mas a própria fumaça do cigarro contém outras substâncias que, além de dificultar a passagem do sangue, também dificultam a formação de fibroblastos, as células que produzem a cicatriz. Com isso, o processo é mais lento e podem surgir cicatrizes hipertróficas, aquelas grossas, ou os chamados quelóides, cicatrizes ainda mais grossas e até dolorosas.

 

A nicotina e outros compostos químicos presentes na fumaça podem aumentar o risco de hemorragia intensa. Podem também reduzir a elasticidade de pequenos vasos sanguíneos, diminuindo o suplemento de sangue em transplantes, como enxertos de pele.

 

Como os fumantes têm um risco maior de desenvolver problemas respiratórios e outras complicações, observa-se um risco aumentado de internações no CTI quando comparado a não fumantes, mesmo em cirurgias eletivas onde o risco seria mínimo.

Além disso a nicotina e outros compostos presentes na fumaça têm um efeito supressor do sistema imunológico, o que explica em parte, o aumento de infecções no trato respiratório e também o aumento de infecções dos ferimentos após cirurgias. Alguns estudos falam em aumento de até 10 x no índice de infecção pós operatória.

 

Por isso ouça o seu cirurgião quando ele fala dos riscos inerentes ao paciente tabagista. E tente seguir suas recomendações, tentando assim reduzir o risco de complicações pós operatórias graves, e até mesmo menores

 

Dr. Vicente D’Aquino Neto

Medico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Rua Blumenau, 178, sala 309 – Joinville / SC