Seguradora japonesa despede pessoas para “contratar” inteligência artificial

Se alguma vez leu uma notícia a dizer que “em breve as pessoas serão substituídas por inteligências artificiais” e ignorou achando que era uma fantasia de um futuro longínquo, foi um engano.

O futuro já chegou e não é fantasia. Robôs já substituíram pessoas a faz trabalho industrial há décadas, mas assumia-se que os trabalhos de escritório não podiam ser substituídos. Só que o Japão já começou a ver pessoas substituídas no seu trabalho por programas de inteligência artificial.

A Fukoku Mutual Life revelou que vai despedir 34 pessoas que faziam o serviço de calcular valores a pagar em apólices de seguro, adotando um programa de cálculo baseado no Watson da IBM, que foi descrito como “uma tecnologia cognitiva que consegue pensar como um ser humano”.

A empresa japonesa espera um aumento de produtividade de 30 por cento, ainda que os valores finais tenham que ser aprovados por uma pessoa. A Fukoku é a segunda empresa a utiliza rum programa tipo Watson, depois da concorrente Dai-Ichi Life Insurance, mas esta não despediu trabalhadores.

O Japão é o país ideal para testar a viabilidade destes sistemas, uma vez que se prevê um aumento considerável da população idosa, redução do população ativa e redução populacional a longo prazo (dos atuais 127 milhões para 83 milhões em 2100), devido a uma quebra elevada da natalidade.

Fonte: Revista Cobertura I Motor24