Governo quer fim de “Golden Share”, o que beneficiaria também a venda do IRB

O Ministério da Fazenda consultou o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a venda de Golden shares, ações de classe especial detidas pela União, como IRB Brasil Re, Vale, Embraer e Eletrobras.

Segundo publicou o Valor, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma consulta para saber como se livrar dessa ação. Ele entende que a “golden share” é mal vista pelo mercado e que tem um efeito negativo sobre o valor dos ativos.

Meirelles, que foi conselheiro do Lloyd’s of London, o principal mercado segurador do mundo, quer saber do TCU qual o melhor caminho para o governo se desfazer das ações sem que haja prejuízo aos interesses da União.

No caso do IRB, cuja a venda do controle chegou a ser comentada antes do IPO realizado há pouco mais de um mês, seria interessante a saída do governo para que investidores se interessem pelo ativo. A golden share da direito a União de vetar fusões, cisões e incorporações, bem como definição de políticas de resseguros.

Fonte: Sonho Seguro