Riscos de seguros negociados no mercado de capitais

A Folha de São Paulo conta hoje que empresas de seguros no Brasil querem um novo instrumento que permita transferir riscos ao mercado de capitais na forma de resseguros. A ideia é “empacotar” apólices em um título que possa ser comercializado. É um negócio com formato semelhante ao dos CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), mas no qual o comprador antecipa pagáveis e corre o risco de arcar com parte dos sinistros dos contratos. “A possibilidade de transferir riscos para o mercado de capitais transformou o setor em países desenvolvidos”, diz Rodrigo Botti, diretor da resseguradora Terra Brasis. “Nos mercados maduros, essa prática representa cerca de 20% do volume total de prêmios”, afirma. A estratégia para inserir essa venda do título de seguros na legislação brasileira será um dos principais temas do Conseguro, evento da confederação do setor.

Fonte: Sonho Seguro