Rádio CNseg: ‘Queda da taxa de juros é boa para o país, para o consumidor e para as seguradoras também’, diz Marcio Coriolano

Presidente da CNseg explica qual o impacto da queda de juros na economia. A Rádio também traz entrevista com José Mário Schreiner, que fala sobre os dez anos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural.

Enquanto busca retomar seu crescimento, a economia brasileira vive hoje uma queda na taxa básica de juros. Qual o impacto dessa mudança sobre o mercado de seguros? Quem responde a essa e muitas outras questões no programa “Fala Presidente” de segunda, na Rádio CNseg, é o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano. “As pessoas agora têm mais condições de retomar empréstimos e condições mais adequadas à sua capacidade de renda”, assinala Coriolano. “A queda da taxa de juros é boa para o país, para o consumidor e para as seguradoras também”, completa ele.

No mesmo dia, a Rádio CNseg conversou com o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), José Mário Schreiner, que falou sobre os dez anos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Segundo ele, o país ainda tem muito a avançar no que diz respeito a políticas agrícolas, mas caminha hoje na direção certa devido à proteção oferecida pelo mercado segurador. “Se quisermos uma política agrícola sustentável, a principal âncora é o Seguro Rural”, afirma Schreiner.

No quadro “Conheça os Seguros Gerais”, de terça-feira, Flademir Lausino de Almeida, sócio-diretor da AT&M, fala sobre a averbação eletrônica para o transporte de cargas. Ele explica que o processo reúne toda a documentação do carregamento transportado, e que o procedimento é obrigatório, já que a responsabilidade civil é exigida em todo o país para a movimentação de cargas.

O executivo lembra, também, do importante papel do corretor na gestão de negócios do cliente. No mesmo dia, no programa “Qual é a dúvida?”, o diretor executivo da FenaCap, Carlos Alberto Correia, esclarece a dúvida de um ouvinte sobre a suspensão temporária do título de capitalização. Ele explica que, após três meses sem pagamento, as empresas de capitalização cancelam o título, não existindo a possibilidade de haver suspensão a pedido do cliente.

Na quarta-feira, o presidente da Comissão de Seguros Inclusivos da CNseg, Eugênio Velasques, falará ao quadro “Inovação e Sustentabilidade” sobre a história recente dos Seguros Inclusivos no Brasil, além do seu papel de auxílio em meio à crise econômica e as modalidades mais procuradas. No mesmo dia, o programa “Entenda os Seguros de Pessoas” informará sobre o balanço do mercado de seguros de pessoas.

É muito comum surgirem dúvidas aos segurados na hora de indicar um beneficiário quando há cobertura de morte. Quem vai esclarecer o tema é a advogada Bárbara Bassani, entrevistada do “Momento Jurídico”, que irá ao ar na quinta-feira. No mesmo dia, há também na programação o quadro “Por dentro da Saúde Suplementar”.

Na programação de sexta-feira, irão ao ar os quadros “Minuto da Capitalização” e o “Dicas do Consultor”, que dão continuidade à série de entrevistas sobre os cuidados financeiros necessários em todas as fases da vida. A Rádio CNseg conversou com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, sobre as precauções econômicas na adolescência, dos 17 aos 25 anos de idade.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Fonte: CNseg