Projeto Navi, do DETRAN RJ, orienta e acolhe vítimas de trânsito

Dnilda Côrtes Silva (1ª fila, a 3ª da esq. para dir.), coordenadora do Projeto Navi, do DETRAN RJ, com equipe e pacientes.

A violência no trânsito causa dores profundas nas pessoas, e ter um apoio psicológico nesse momento é fundamental no processo de recuperação de quem passou por esse trauma. Justamente para auxiliar na construção de um novo começo, a população do Rio de Janeiro pode contar com o Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (Navi). O Navi é um projeto social do Detran RJ que, além de orientar sobre os benefícios do Seguro DPVAT, acolhe as vítimas de acidentes de trânsito, ajudando-as a encontrar um novo significado na vida, muitas vezes perdido com o óbito de um ente querido ou uma sequela física permanente.

O projeto promove reuniões mensais na sede do Detran RJ, nas quais os integrantes compartilham vivências e são estimulados ao auxílio mútuo por meio de artes e da música. Também presta auxílio psicológico individual gratuito, quando é necessário.

A coordenadora do Navi DPVAT, Dnilda Côrtes Silva, explica que quando as pessoas chegam ao local são atendidas por um psicólogo: “Aqui, a vítima recebe o primeiro acolhimento – muitas vezes, o grupo familiar ou de amigos não está preparado para ouvir a dor dessas pessoas. Depois de esgotar a emoção inicial, ela é encaminhada para funcionários que darão orientação para o recebimento do Seguro DPVAT”.

Dnilda conta que as reuniões são totalmente abertas e focadas na felicidade. “Depois de um fato como esse, muitas pessoas dizem que não conseguem sequer ouvir música, por estar ligada à felicidade. Com a atividade do grupo, promovida mensalmente com dança e música, elas entendem que ainda podem ser felizes. A gente chama isso de ressignificar”, afirma.

Para a equipe que trabalha no Navi, o mais gratificante é quando as pessoas que chegam sem nenhuma perspectiva de seguir adiante conseguem reverter essa situação. “Eu tenho uma paciente que não conseguia sair de casa. Hoje, ela vem sozinha para cá. Isso pra gente não tem preço”, orgulha-se Dnilda.

Atendimento

O Navi presta atendimento gratuito, de segunda à sexta, 9h às 18h, no Centro do Rio de Janeiro. Os contatos de atendimento são pelo tel (21) 2332-0471 ou pelo e-mail navi@detran.rj.gov.br. O projeto é aberto para vítimas ou parentes de vítimas de trânsito.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito