Governo recebe sugestões sobre o Seguro DPEM para minimizar tragédias com embarcações

A Presidência da República protocolou duas propostas encaminhadas pelo gestor de seguros Nelson Uzêda, cujo objetivo é criar mecanismos que possam minimizar os efeitos de tragédias como os dois acidentes envolvendo embarcações, com a morte de quase 40 pessoas, ocorridos nesta semana.

Uzêda, que é membro da Comissão Técnica de Riscos do Sindicato das Seguradoras para Bahia, Sergipe e Tocantins e professor da Escola Nacional de Seguros, sugeriram a apresentação, pelo Executivo, de um projeto de lei, passando para a Seguradora Líder todos os seguros obrigatórios (aéreos, terrestres e aquaviários) para uma gestão mais eficiente.

“Não podemos deixar as vitimas de naufrágios desamparada, como ocorre atualmente, com o seguro obrigatório de embarcações (DPEM) suspenso por falta de interesse das seguradoras”, argumentou.

Ele propôs ainda que seja obrigatório o uso de coletes salva vidas em embarcações comerciais a partir do momento em que o passageiro embarca.

Uzêda observou que, atualmente, os coletes ficam em compartimentos fechados, sob os assentos, dificultando o acesso de cadeirantes, idosos com dificuldade de locomoção, crianças e pessoas com deficiência visual.

Fonte: CQCS