Seguro automóvel digital pode representar uma poupança de 400 euros

Escolher um seguro automóvel numa seguradora tradicional ou numa direta pode significar uma diferença de até 60%.

Escolher um seguro automóvel numa seguradora tradicional ou numa direta, pode significar uma poupança de até 60%, ou seja, 400 euros. A plataforma gratuita de comparação financeira ComparaJá.pt analisou a oferta de Seguro Automóvel da Direct, OK! Teleseguros, LOGO e N Seguros em contraposição à oferta das seguradoras tradicionais que integram o grupo aos quais estão ligadas – Ageas, Fidelidade, Tranquilidade e Lusitania.

“É fácil de identificar quer nas diretas quer nas tradicionais, produtos semelhantes, e preços mais competitivos no canal direto. Com exceção da OK! Teleseguros e Fidelidade, todos os restantes grupos mantêm uma política tarifária completamente díspar de canal para canal, com prejuízo para os clientes que optam pelo canal tradicional”, afirma Miguel Mamede, responsável da área de Seguros do ComparaJá.pt.

Apenas no grupo Fidelidade, “as diferenças praticamente insignificantes são acompanhadas por prêmios totais anuais semelhantes. O grupo revela um alinhamento estratégico entre a distribuição digital e tradicional, quer em termos de produto quer em termos de preço”, revela Miguel Mamede.

Numa comparação simples entre o preço mais alto e o mais baixo a poupança pode chegar aos 680 euros, sendo o mais alto numa seguradora tradicional e o mais baixo numa digital. Dentro dos mesmos grupos, a oferta no que diz respeito ao produto Responsabilidade Civil existem algumas diferenças quanto às coberturas e capitais, mas de acordo com o responsável da área de Seguros do ComparaJá.pt, “nenhuma que justifique a diferença de preços”.

Entre a Tranquilidade e o seu canal direto LOGO, as diferenças traduzem-se num prêmio total anual 49% mais alto na Tranquilidade do que na LOGO (209,76 euros e 107,15 euros respectivamente). Entre a Ageas Seguros e o seu braço digital Direct, traduz-se num prêmio total anual 72% mais alto para a primeira, no que diz respeito ao produto de Responsabilidade Civil (210,21 euros e 152,03 euros respectivamente).

Já entre a N Auto Top, da N Seguros, e o Executive, da Lusitania, o canal tradicional apresenta uma oferta quase idêntica à do canal digital. O preço do segundo (145,40 euros) é 40% mais baixo (241,87 euros). Leia mais: Portugueses pagaram em média 213 euros pelo seguro automóvel Quanto a Danos Próprios, as maiores diferenças estão nas franquias aplicadas.

Entre a Tranquilidade e o seu canal direto LOGO os preços podem variar até aos 57%, 333,66 euros no digital e 787,76 euros no tradicional. Na comparação entre a Ageas Seguros e a Direct o prêmio total anual é 55% mais alto na tradicional (341,21 e 756,27 euros). As diferenças entre o N Auto Top, da N Seguros, e o Executive, da Lusitania, para Danos Próprios, inclui também as coberturas de acidentes pessoais e riscos sociais, traduzem-se numa diferença de 31% no prêmio anual (544,61 euros e 789,79 euros).

Fonte: Dinheiro Vivo