Cresce a procura por seguro de cancelamento de eventos

As coberturas de seguro para cancelamento, adiamento e interrupção de eventos passaram a ser procuradas de forma mais intensa no Brasil. A afirmação é de Juliana Santos, responsável pela carteira de seguros de Entretenimento da Chubb.

“Esse movimento reflete o atual processo de conscientização a respeito da extensão dos prejuízos provocados pela suspensão de um evento”, afirma a executiva.

Grande parte das perdas, segundo ela, se refere a gastos com publicidade, locação de espaço, contratação das atrações, serviços de montagem e desmontagem de equipamentos, devolução dos valores dos ingressos já adquiridos e vários outros.

De acordo com Juliana, a não realização do evento pode ainda colocar em cheque a credibilidade do organizador, uma vez que a propaganda negativa – sobretudo nas redes sociais – tende a manchar a sua reputação.

“Esse tipo de sinistro pode colocar em risco a continuidade do negócio de quem realiza o evento. Isso explica, em grande parte, o aumento da preocupação dos promotores no Brasil – que, por isso, buscam cada vez mais a proteção securitária.

A Europa vem registrando um processo semelhante há cerca de 15 anos”, assinala o executivo responsável pela área internacional de seguros de entretenimento da empresa, Francis Hernandez. Ele esteve recentemente no Brasil para ministrar treinamentos com foco nesse tipo de seguro.

Percepção dos riscos: De acordo com Juliana, a percepção dos riscos relacionados com eventos no Brasil começou a tomar corpo logo após a virada do milênio, quando os organizadores passaram a contratar de forma mais expressiva o seguro contra acidentes pessoais.

Essa proteção dá cobertura para morte e invalidez permanente em função de acidente em shows, feiras, jogos e outros eventos – considerando as mais diferentes etapas entre a montagem e a desmontagem dos equipamentos.

Depois disso, os seguros de Responsabilidade Civil também passaram a ser requisitados com mais intensidade, pois a legislação se tornou mais severa para os casos de acidentes que provocam danos e prejuízos a terceiros.

“Essas duas demandas estão agora sendo acompanhadas pelo aumento da procura pelo seguro de cancelamento”, complementa.

A cobertura abrange cancelamento, interrupção ou adiamento do evento concede proteção em caso de indisponibilidade do local devido a incêndio, raio e explosão, além de blecaute elétrico, atrasos de entrega de material, quedas de estruturas, ausência de atrações e outras possibilidades. A proteção pode ser contratada para acontecimentos de todos os portes, desde uma festa de formatura até um grandioso show em estádio ou ao ar livre.

Fonte: Revista Apólice