Sompo neutraliza carbono do rally Ibitipoca Off Road

Ação vai compensar a emissão de carbono de prova que acontece em Minas Gerais e deve resultar em mudas de espécies nativas plantadas numa área de 2 mil m² na floresta Sompo Seguros, no Parque Ecológico do Tietê

A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – vai estabelecer mais uma ação como parte de seu programa de neutralização de carbono. A companhia que é apoiadora do 28º Ipiranga Ibitipoca Off Road, rally de regularidade que aconteceu neste final de semana dias 5 e 6 de agosto) nos municípios de Juiz de Fora e Conceição do Ibitipoca (MG), vai viabilizar as iniciativas que devem compensar a emissão de dióxido de carbono (CO2) do evento.

Por meio de uma parceria com o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, toda a emissão resultante do evento será compensada por meio de mudas a serem plantadas na floresta Sompo Seguros, localizada no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo – SP.

Para isso, o IBDN vai fazer um levantamento da queima de combustível fóssil e gás liberados durantes os três dias (vistoria em Juiz de Fora, no dia 4 e provas nos dias 5 e 6, que incluem todo o trabalho de organização, equipe de segurança e de apoio etc), bem como consumo de energia elétrica, produção de resíduos e descarte de material gráfico.

Além disso, entra nessa contagem a distância percorrida pelos cerca de 550 inscritos, desde sua origem até o local do evento e realização da trilha. As estimativas são de que serão cerca de 349 quilômetros de provas e mais de 180,5 mil quilômetros totalizados para que os pilotos cheguem ao local da prova. Também está estimado o consumo de mais de sete toneladas em resíduos e 1.250 quilos em material de publicidade e promoção.

Com isso, mais de 800 mudas de espécies nativas devem ser plantadas numa área de 2 mil m² na floresta Sompo. As árvores devem ser plantadas entre setembro e dezembro deste ano e como resultado, devem neutralizar cerca de 75 mil toneladas de carbono.

28º Ipiranga Ibitipoca Off Road

O 28º Ipiranga Ibitipoca Off Road é um rally de regularidade, que neste ano contou com mais de 550 inscritos em 14 categorias de moto e cinco categorias de carro, com pilotos e navegadores de todo o Brasil.

Com supervisão das federações estaduais de motociclismo e automobilismo, nas motos a prova conta pontos para o Campeonato Mineiro e para a Copa Estrada Real Off Road. Nos carros, os pontos valem para o Novo Rally Minas Gerais, competição lançada este ano.

A prova de motos conta com trilhas fantásticas entre as cidades de Juiz de Fora e Lima Duarte e o distrito de Conceição de Ibitipoca, na Zona da Mata de Minas Gerais. Na categoria master das motos, todo ano a disputa é um verdadeiro tira-teima entre os melhores pilotos do País, uma vez que reúne os líderes do Campeonato Brasileiro de Regularidade.

QUOTE: “A iniciativa de apoiar e neutralizar as emissões de carbono do rally faz parte da política global da Sompo Seguros, de contribuir com iniciativas que resultem em uma sociedade mais resiliente e sustentável” Francisco Caiuby Vidigal Filho, Presidente da Sompo Seguros

Fonte: Revista Cobertura