SEGURADORAS LUXEMBURGUESAS PROPÕEM ‘SEGURO INUNDAÇÕES’

O verão no Luxemburgo não é sempre sinônimo de calor e bom tempo. O país esteve sob alerta amarelo devido à chuva, trovoada e granizo que caíram ontem e também na noite de segunda para terça-feira. Esta adversidade meteorológica fez estragos.

Alguns veículos ficaram com a carroçaria danificada, devido à queda de granizo. Neste caso, os proprietários só estão assegurados se tiverem um seguro contra todos os riscos (CASCO), como referiu à Rádio Latina, Paul Charles Origer, jurista na Associação das Companhias de Seguros (ACA).

Em caso de inundações, os seguros das casas incluem, por norma, uma clausula para “riscos meteorológicos”. No entanto, segundo o jurista da ACA, as indenizações são baixas e, por vezes, não cobrem todos os prejuízos.

Ora, as seguradoras luxemburguesas propõem, desde 1 de junho, um “seguro inundações”. Em troca de um suplemento financeiro – que varia em função da companhia de seguros –, o seguro inundações cobre prejuízos até 200 mil euros por ano e por sinistro.

Nos casos de caves inundadas, os atuais contratos de seguro habitação têm, normalmente, uma cobertura para “risco elétrico”. “Em caso de curto circuito de aparelhos eletrodomésticos” haverá reembolso dos prejuízos, acrescenta o jurista da ACA.

Fonte: latina.lu