Órgãos de trânsito preparam fiscalização concentrada no Dia dos Pais

Com sete óbitos por dia de Operação Viagem Segura, o Dia dos Pais ocupa a terceira posição no ranking de feriados e dias festivos, atrás apenas do Dia das Mães (8,6 óbitos/dia) e do feriado do Dia do Trabalho (7,1 mortes/dia). Razão mais do que suficiente para preocupar as autoridades de trânsito, que se reuniram nesta quinta-feira (03) para examinar dados estatísticos e traçar estratégias de ação conjunta.

O tenente-coronel André Córdova, da Diretoria Institucional do Detran/RS, à qual está ligada a Operação Viagem Segura, comentou que o Dia dos Pais, assim como o Dia das Mães, são datas ligadas à emoção e que, por conta disso, muitas pessoas se mobilizam para viajar e visitar familiares. Ele citou a necessidade de o cidadão saber que as autoridades estão presentes, buscando protegê-lo de acidentes nas vias, mas que ele precisa estar consciente de seu papel enquanto condutor.

O diretor institucional do Detran/RS, Luciano dos Santos, destacou a força da união dos órgãos para buscar mais segurança no trânsito, e comunicou que há outros Detrans interessados em compreender o funcionamento da Operação Viagem Segura e da Balada Segura, para adotar iniciativas semelhantes. Comentou ainda que o Detran/RS está expandindo suas blitze, participando das que estão sendo realizadas pelos agentes municipais em cidades da região metropolitana.

A Empresa Gaúcha de Rodovias está comemorando a criação de seu Programa de Segurança Viária, que permitirá a autuação de ocupações indevidas na faixa de domínio, locais de potenciais acidentes, por serem áreas de escape, que deveriam estar livres.

O Comando Rodoviário da Brigada Militar acredita que os acidentes são resultado de um conjunto de fatores e que os órgãos integrantes da Operação Viagem Segura, unidos, podem minimizar muitos deles. Foi destacado o papel do pedestre como motivador de acidentes em algumas situações específicas, sendo necessário trabalhar sua mudança de comportamento enquanto usuário das vias públicas.

O Daer, cumprimentado pelos 80 anos do órgão, destacou a fiscalização realizada tanto em rodovias quanto em terminais rodoviários, garantindo inclusive a segurança da documentação legal, como laudo de vistoria fornecida por engenheiro mecânico.  Representando a direção do Daer, o engenheiro Emir Masiero destacou a tecnologia aplicada nas rodovias estaduais, que fiscalizou 140 milhões de passagens de veículos no ano passado. São cerca de 70 lombadas eletrônicas e 50 controladores de velocidade, cada uma delas vigiando ininterruptamente de duas a quatro pistas de rolamento. Falou ainda nos recursos aplicados na manutenção das rodovias – cerva de 400 milhões/ano. A área de monitoramento de trânsito do Daer comunicou que, dentro das orientações da ONU para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito obteve a inclusão de soluções viárias para a segurança no trânsito, tais como o uso adequado da sinalização, tachões, defensas maleáveis e sonorizadores para aviso de que o motorista está saindo para fora da via, entre outros recursos. O órgão está apostando em futuras soluções tecnológicas, tais como lombadas com filmadoras, que permitirão a análise do comportamento dos usuários naquele ponto da via.

O Lions Clube, entidade da sociedade civil integrante da Operação Viagem Segura, está incorporando mais voluntários a seu trabalho de apoio ao Detran/RS em ações nas rodoviárias, lembrando a importância do uso do cinto de segurança. Em próximas oportunidades, também o Instituto da Mama estará participando. Desde o início dessa ação específica, cerca de 40 mil passageiros foram atingidos.

O DNIT comunicou o monitoramento de 500 faixas de rodagem concomitantemente e em tempo real em Brasília, e colocou o sistema à disposição para integração com os órgãos municipais e estaduais.

A ANTT comentou que, além de reforçar o apoio ao uso do cinto de segurança, combate o transporte clandestino de passageiros, que normalmente viajam sem condições de segurança.

A EPTC está comemorando o lançamento de novos horários de atuação de Balada Segura e de uma barreira volante, que atuará em diversos endereços na mesma noite. Essa atuação estará colaborando também na Viagem Segura.

Os agentes de Gravataí manifestaram preocupação com atropelamentos, pois sua estatística aponta os pedestres como as principais vítimas fatais, sobretudo na rodovia. Já o pessoal de Guaíba está propondo mobilizar diversas secretarias municipais para integrá-las às ações da Viagem Segura, tais como as de Educação e da Saúde. A Famurs lembrou que está atuando com foco nos gestores municipais de educação.

O Detran/RS, que unifica as ações da Viagem Segura, divulgará os números relativos ao Dia dos Pais nos próximos dias.

Fonte: Detran RS