Detran/RS trabalha na expansão da Balada Segura

Viamão, Cachoeirinha, São Borja e Canela. Esses quatro municípios devem reforçar a rede da Balada Segura no Estado este ano.  Os diretores Administrativo-financeiro e Institucional do Detran/RS, Rodrigo Chies e Luciano Ribeiro, visitaram prefeitos na última semana para apresentar os resultados positivos do programa e sensibilizá-los sobre a importância das blitze de fiscalização focadas na embriaguez ao volante.

Viamão e Cachoeirinha estão em processo bem avançado, com a documentação já em análise no Detran/RS. Os demais municípios manifestaram-se positivamente e receberam as orientações sobre os procedimentos para o convênio. Na etapa seguinte – após a assinatura do convênio – os agentes de trânsito municipais passam por um treinamento com agentes do Detran/RS, onde é ressaltado o conceito de abordagem cidadã, realizada nas blitze da Balada Segura.

Hoje, são 29 municípios conveniados. A intenção do Detran/RS é expandir essa rede. Para aderir a Balada Segura, o município deve estar integrado ao Sistema Nacional de Trânsito e possuir um sistema de fiscalização de trânsito organizado, com agentes próprios. Deve, ainda, enviar ao Detran/RS a documentação exigida para a realização do convênio.

Os municípios conveniados recebem materiais e equipamentos para a realização das blitz (tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros), treinamento específico com foco na fiscalização da alcoolemia para os agentes de trânsito municipais, além de todo o suporte técnico para a implementação da Balada Segura. Municípios podem solicitar mais informações e dúvidas sobre o programa pelo e-mail baladasegura@detran.rs.gov.br.

Fonte: Detran RS – Foto: Camila Domingues_Palácio Piratini