Banco americano é processado por fraude em seguro auto

Uma nova ação judicial acusa o Wells Fargo & Co de violações e fraudes por extorsão depois que o banco admitiu a cobrança de prêmio de seguro de automóvel de vários correntistas, que não pediram ou precisavam ou seguro.

A ação coletiva proposta no tribunal federal de São Francisco aprofunda as conseqüências das últimas práticas ruins descobertas no Wells Fargo. Ele segue o escândalo em que o terceiro maior banco dos EUA disse que funcionários criaram até 2,1 milhões de contas de clientes não autorizadas para atingir os objetivos de vendas.

O Wells Fargo disse na semana passada que reembolsaria cerca de US $ 80 milhões para cerca de 570 mil clientes que foram cobrados incorretamente pelo seguro automóvel de 2012 a 2017, incluindo cerca de 20 mil cujos veículos foram recuperados.

O banco, baseado em São Francisco, fez seu anúncio menos de três horas depois que o The New York Times escreveu sobre um relatório interno preparado para executivos que detalhava acusações impróprias. O Wells Fargo disse que interrompeu as cobranças em setembro passado, depois que os clientes expressaram “preocupações”.

Mas, de acordo com o processo, os reembolsos a clientes fraudados não são suficientes. “O Wells Fargo há muito perdeu o direito de decidir o que é melhor para seus clientes”, disse Roland Tellis, advogado dos autores, em uma entrevista.

“Os reembolsos não abordam a fraude ou os prêmios inflacionados, os encargos de inadimplência e as taxas de atraso”, acrescentou. “Dependerá de um júri ou tribunal decidir o reparo apropriado”.

A porta-voz do Wells Fargo, Catherine Pulley, recusou-se a comentar o processo, mas em um e-mail acrescentou: “Lamentamos o inconveniente que isso causou aos clientes afetados e estamos no processo de notificá-los e fazer as coisas bem”.

O processo é liderado por Paul Hancock, um consultor de marketing de 34 anos de idade de Indianápolis. Ele disse que Wells Fargo cobrou US $ 598 pelo seguro, embora ele repetidamente tenha dito ao banco que ele tinha cobertura da Allstate e impôs uma taxa atrasada depois que a política desnecessária entrou em vigor.

O processo visa danos não especificados, que podem ser triplicados de acordo com a lei federal de agressão, para os mutuários em todo o país, e na Califórnia e Indiana.

Fonte: Revista Apólice I Reuters