O seguro de Riscos Ambientais e a conscientização sobre os limites da apólice de RCG para casos de poluição

A Chubb, conforme levantamento da Susep, afirma que grande parte das organizações do país que contratam o seguro de Responsabilidade Civil Geral (RCG) ainda não está consciente dos limites dessa apólice para casos de poluição. “Muitas dessas empresas se sentem protegidas em função de uma cláusula que, de fato, indeniza casos de contaminação.

Contudo, esse risco necessita de coberturas mais específicas e abrangentes – o que é possível somente por meio da aquisição do seguro de Riscos Ambientais”, destaca Fábio Barreto, Coordenador de Subscrição de Riscos Ambientais da Chubb.

De acordo com Fábio Barreto, em caso de poluição, a apólice de RCG cobre apenas eventos súbitos e acidentais dentro de um período máximo de 72 horas. “O seguro de Riscos Ambientais, por outro lado, cobre não apenas ameaças decorrentes de poluição súbita e acidental sem a limitação temporal, como também poluição gradual, vazamentos de estruturas subterrâneas ou submersas”, afirma. Segundo ele, a cobertura não indeniza somente terceiros diretamente, tal como prevê a apólice de RCG, mas também o próprio segurado e a sociedade como um todo, por meio da cobertura aos recursos naturais e das ações de compensação ambiental.

Conforme o especialista, os casos de poluição envolvem um cenário complexo, pois a recuperação pode englobar investigação, contenção, salvamento, transporte de poluentes, recuperação da área atingida, indenização de terceiros, custas processuais e outros.

Fábio afirma que o seguro de Riscos Ambientais contempla todas essas etapas. “Os trabalhos de reparação dos recursos naturais consideram solo, ar e água – incluindo o lençol freático”, destaca.

Tendo em vista as inúmeras conseqüências que um evento de poluição pode proporcionar, Fábio Barreto salienta a importância da apólice de Riscos Ambientais do tipo all risks, que cobre todos os riscos, exceto aqueles definidos como excluídos. “Essa modalidade, comercializada pela Chubb, significa um divisor de águas na história desse seguro no Brasil”, conclui.

Fonte: Revista Cobertura