China promete melhor supervisão do setor de seguros

O regulador de seguros da China prometeu fortalecer a supervisão para prevenir riscos financeiros e impulsionar a reforma no setor.

“O setor inteiro colocará o controle de riscos em uma posição mais importante”, disse Chen Wenhui, vice-presidente da Comissão Reguladora de Seguros da China (CRSC), durante uma reunião internacional de dois dias que encerrou no sábado.

“Ações serão tomadas para reprimir violações graves, dissolver riscos escondidos e melhorar o mecanismo de longo prazo para defender o objetivo de zero risco sistemático”, assinalou Chen.

O vice-chefe da CRSC destacou que o setor de seguros deve ser um para-choque para a economia e um estabilizador para a sociedade, em vez de uma fonte de risco.

Suas palavras são uma resposta mais clara a grandes seguradoras que têm sido destaques nos jornais por aproveitar fundos alavancados para comprar ações em empresas cotadas em busca de lucros rápidos ou controlar participações, o que causou uma instabilidade significativa e gerou preocupações do mercado no final do ano passado.

A CRSC tomou ações para restringir tais negociações.

Sublinhando a estabilidade e a segurança financeira, Chen disse que os seguros jamais se tornariam em instrumentos de financiamento e investimento dos grandes acionistas e prometeu políticas para garantir o desenvolvimento saudável do setor com melhor competitividade e mais abertura.

Graças às contínuas reformas financeiras e à abertura, o setor de seguros da China registrou um crescimento robusto nos últimos anos, com o volume de prêmios subindo 27,5% anualmente, para 3,1 trilhões de yuans (cerca de US$ 460 bilhões) em 2016.

Fonte: China Radio International