Susep recebe primeiro escritório local da A2ii para a América Latina

Centro regional da Iniciativa de Acesso a Seguros (A2ii) visa ampliar a agenda de capacitação dos órgãos supervisores e a disseminação dos seguros inclusivos

O Brasil, por meio da Superintendência de Seguros Privados (Susep), no Rio de Janeiro, foi escolhido para sediar o primeiro escritório regional da Iniciativa de Acesso a Seguros (A2ii, na sigla em inglês) para a América Latina.

A escolha indica a importância do mercado brasileiro de seguros no cenário global e aproxima a Susep e outros órgãos supervisores regionais da Associação Internacional de Supervisores de Seguro (IAIS, na sigla em inglês).

Segundo o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha de Ataídes, a iniciativa corrobora a necessidade de troca de experiências em prol da expansão do mercado. “É fundamental que haja sinergia entre os órgãos supervisores”, pontuou, ressaltando que a agenda de capacitação e de difusão dos seguros inclusivos da A2ii vai ao encontro das diretrizes da autarquia.

Para ocupar o cargo de coordenadora Regional para a América Latina, a A2ii escolheu a ex-servidora da Susep, Regina Simões, que acumula mais de 20 anos de experiência nas áreas de regulação de produtos e canais de distribuição.

“A Susep volta a desempenhar um papel importante na história da A2ii, pois em 2009 deu suporte a sua criação e, hoje, ao sediar o seu escritório regional, ajuda a promover as suas atividades na América Latina. Sinto-me privilegiada por participar desses dois momentos, agora como membro da equipe da A2ii”, informou.

Lançada à ocasião da reunião anual da IAIS no Rio de Janeiro em outubro de 2009, a A2ii é o braço da IAIS para inclusão financeira e promoção dos seguros inclusivos. Sua missão é inspirar e apoiar os órgãos supervisores de seguros com estudos e treinamentos para a expansão do mercado de seguros de forma responsável, principalmente em relação às camadas menos favorecidas da população.

Fonte: Revista Cobertura