Entenda quando o seguro auto cobre danos da natureza

Ao contratar o seguro automotivo poucas pessoas se preocupam com eventuais danos que possam ser causados por fenômenos da natureza. Os principais riscos de danos naturais nas grandes cidades são os constantes alagamentos e a queda de árvores em vias públicas.

Com a chegada do inverno e a temporada de chuvas fortes, os possíveis prejuízos aos automóveis podem ser grandes, como por exemplo, água no motor, comprometimento da parte mecânica e elétrica, entre outros.

Segundo entrevista concedida pelo Diretor da Fenacor, Carlos Valle, o seguro cobre a imersão do veículo em água doce, mas é necessário não se expor a riscos desnecessários. “Isso já é algo abordado e massificado pela SUSEP.

Se o veículo está estacionado em via pública e ocorre um alagamento que danifique o seu bem, a seguradora cobre este sinistro. O que muita gente às vezes questiona é a decisão de passar num local alagado. Porém tem situações onde você não tem opção. Ou você arrisca passar pelo alagamento ou pode estar colocando sua vida em risco ficando parado em meio à enxurrada. Por isso existe essa cobertura”.

Além disso, outro ponto de atenção, segundo Valle, é quanto à queda de árvores. “Se o segurado possuir a cobertura total do veículo, ele estará coberto pela seguradora.

Caso contrário, os danos causados por árvores em vias públicas são de total responsabilidade da prefeitura e é ela que deve ser acionada para sanar seu problema”, mas se a árvore estiver dentro de um terreno, o seu proprietário será responsabilizado, finalizou o diretor

Fonte: CQCS | Anderson Fonseca