De pais para filhos: brincadeiras sobre segurança no trânsito para as crianças

Se você tem criança em casa, sabe bem como elas aguardam ansiosas pelo período de férias escolares. O problema é que, muitas vezes, ficamos sem saber o que fazer para ocupar o tempo dessa turminha cheia de energia. Parando pra pensar, fica aquela sensação de que poderíamos ter aproveitado mais.

Para dar aquela mãozinha nesse momento, separamos algumas dicas de atividades que podem ser feitas em casa. Além de trazer diversão, as brincadeiras vão ensinar às crianças um assunto muito importante e bastante comentado aqui no blog: a segurança no trânsito. De forma lúdica, é possível apresentar aos pequenos como eles podem manter o bom convívio nas ruas. Confere só!

Tabuleiro do trânsito

Sabe aqueles jogos de tabuleiro? Eles são ótimos para ensinar, de forma divertida, como seguir boas atitudes nas ruas. Você, inclusive, pode elaborar a brincadeira com as crianças. Não tem segredo! O jogo pode ser feito em uma cartolina, com carrinhos representando os motoristas e bonecos, os pedestres. Durante a partida, à medida que os dados são lançados, os participantes avançam pelas “casas” com placas de trânsito, faixa de pedestres e semáforos. Ganha aquele que chegar primeiro no fim do percurso, ou seja, quem mais respeitar as regras de boa convivência no trânsito.

Jogo da memória diferente

Outra ótima brincadeira para educar as crianças sobre o trânsito é o jogo da memória. Só que, em vez de achar imagens idênticas, os participantes têm o objetivo de encontrar as ações correspondentes a cada placa de trânsito. Por exemplo, se o seu filho encontrar a plaquinha com uma seta apontando para a esquerda, a ação correta será virar para a esquerda. Dessa maneira, os futuros motoristas aprendem desde cedo o significado desses sinais.

Teatrinho criativo

Já para quem gosta de atividades mais elaboradas, uma ótima recomendação é fazer peças de teatro com situações de trânsito como pano de fundo. De forma leve e didática, você pode ensinar e mostrar para os pequenos o uso correto do cinto de segurança, as instruções para atravessar a faixa de pedestres e o significado de cada cor do semáforo. O mais legal dessa atividade é usar a criatividade para elaborar diversas peças usando o tema segurança no trânsito como protagonista.

Conhece outras atividades lúdicas sobre segurança nas ruas? Compartilhe com a gente nos comentários. Com essas brincadeiras, podemos mostrar para a futura geração de motoristas e pedestres como fazer do trânsito um ambiente mais seguro.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito