Mapa Terra Brasis de Catástrofes Naturais Brasileiras 2016 já está disponível

O Mapa de Catástrofes foi confeccionado com base em informações disponibilizadas ao público pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, as quais refletem a ocorrência em municípios brasileiros de Situação de Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública entre os anos de 2010 e 2016.

Para reconhecimento federal, desastre é o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade, envolvendo extensivas perdas e danos humanos, materiais, econômicos ou ambientais, que excede a sua capacidade de lidar com o problema usando meios próprios. O reconhecimento federal de Situação de Emergência ou do Estado de Calamidade Pública se dá por meio de portaria, mediante requerimento do Poder Executivo do Município, do Estado ou do Distrito Federal afetado pelo desastre, obedecido os critérios estabelecidos na Instrução Normativa MI nº 001, de 24 de agosto de 2012.

No Mapa de Catástrofes são considerados os seguintes eventos: deslizamentos, erosões, estiagens e secas, inundações e alagamentos, vendavais e ciclones, granizo, geada e incêndios florestais.

Veja aqui: http://www.mapadecatastrofes.com.br/

Fonte: Sonho Seguro