Startup do mercado de seguros é destaque em matéria do Valor Econômico

A thinkseg foi um dos destaques do suplemento Seguros e Resseguros, publicado pelo jornal Valor Econômico, na última semana.

Em matéria assinada pela jornalista Denise Bueno

(http://www.valor.com.br/financas/5020428/com-telemetria-preco-vai-variar-por-uso-do-veiculo), a startup aparece como uma das boas novidades do setor quando o assunto é telemetria. “Uma boa notícia para quem acha o seguro de carro caro pelo pouco tempo que usa o veículo. Em breve, será possível pagar apenas quando o carro está rodando.

Graças à telemetria, tecnologia que permite a transmissão remota de dados, o segurado acionará um aplicativo no celular como se fosse o taxímetro de um táxi”, explica a reportagem, logo em sua abertura.

No texto, o CEO da thinkseg, André Gregori, aponta a tecnologia como uma aliada do consumidor. “Quando o celular chegou no Brasil, o índice de reclamação das contas era alto, pois os brasileiros achavam que tinham usado muito menos do que estava na fatura da empresa de telefonia.

Levou um tempo para todos entenderem o custo das ligações e como poderiam economizar com planos sob medida. O mesmo acontece com seguros. O bom motorista paga menos pois representa menor risco de se envolver em um acidente”, disse o executivo ao Valor.

A thinkseg é uma plataforma de seguros mobile que integra clientes, corretores e seguradoras. Quando baixado pelo smartphone, o aplicativo acompanha o jeito da pessoa dirigir, medindo distâncias, percursos, modo de fazer curvas e modo de frenagem do motorista na condução do veículo e vai armazenando as informações.

A tecnologia da telemática transfere os dados do motorista para o smartphone e, ao fim de cada mês, o aplicativo analisa o modo de condução de cada pessoa. Quem dirige bem, recebe mais estrelas. Quanto maior o número de estrelas do condutor, mais baixo é o preço do seguro, podendo chegar a 40% de desconto.

O app permite que o corretor fique livre de burocracias operacionais, não perdendo tempo cotando preços de seguros com diversas seguradoras, negociando pagamento, pedindo assinaturas de propostas e outras pendências. O objetivo da thinkseg é que o corretor dedique seu tempo à sua maior expertise: vender seguro ao cliente.

Na thinkseg, clientes e corretores fazem tudo pelo celular. Por ser uma start-up não está ligada a grandes instituições. O resultado disso é a independência na tomada de decisões, com agilidade, sem enrolação para a solução dos problemas.

Todas as etapas da contratação do seguro de automóvel são acompanhadas pela pessoa, de modo transparente, pelo mobile.

De imediato, o corretor já recebe pontos ao se cadastrar. Depois, ele é novamente pontuado ao indicar uma pessoa interessada em ter o seguro thinkseg. Se o indicado contratar o seguro, mais um ponto para o corretor. Quando o segurado satisfeito traz um amigo para a plataforma, outro ponto para o corretor. A pontuação vai se multiplicando.

A cada novo cliente captado, a partir da primeira indicação do corretor, mais pontos o profissional acumula para serem trocados por dinheiro.

O corretor ainda vai saber, em primeira mão, sobre o lançamento de novos produtos para poder avisar, primeiramente, a sua carteira de indicados (clientes). Toda vez que o produto é contratado, o corretor que fez a indicação ganha pontos, sempre de maneira progressiva para trocá-los por dinheiro ao final de cada mês.

Atualmente, há aproximadamente três mil usuários na plataforma thinkseg, interagindo com a plataforma desde a simulação, contratação do seguro até pagamento e acompanhamento dos imprevistos e coberturas pelo mobile, de um jeito simples e muito rápido.

Até o momento, quatro seguradoras participam do marketplace da thinkseg, tais como as seguradoras QBE (seguradora australiana presente em 37 países), a Sancor (grupo segurador há 68 anos, com sede na Argentina) e a Bradesco Seguros.

Negociações com outras seguradoras estão em andamento. Logo serão divulgadas. “O nosso sistema prevê parcerias, com foco em trazer uma melhor experiência para o cliente, e não apenas cotações”.

O app thinkseg está disponível na loja Google Play (android) ou na Apple Store (iphone) para ser baixado no celular. O download é gratuito.

Fonte: CQCS | Ivan Netto