Corretor: Susep e Ibracor unem forças para agilizar seu recadastramento

A Susep e o Ibracor estão se movimentando para corrigir o quanto antes os gargalos que ainda emperram o processo de recadastramento dos corretores de seguros.

Entre as principais preocupações constam o baixo percentual de profissionais que já apresentaram o seu pedido e o grande volume de corretores que não finalizaram o processo. Diante desse cenário, o órgão regulador e a autorreguladora agem de forma sinérgica para corrigir essas questões.

A Susep decidiu, inclusive, nesta quinta-feira (06 de julho), criar uma linha exclusiva para atender o corretor de seguros que tem dúvidas sobre o recadastramento. Segundo a autarquia, esse novo serviço foi criado com base no acordo de cooperação técnica firmado pela Susep com o Ibracor.

Basta ligar para (21) 3233-4146, em horário comercial (das 9 às 18 horas), de segunda a sexta-feira, que atendentes treinados irão ajudar o profissional a resolver eventuais dificuldades.

Já o Ibracor vem agindo em várias frentes. Autorizada pela Susep, a autorreguladora criou modelos de justificativas para os corretores de seguros agilizarem o processo de recadastramento.

Esses modelos estão disponíveis no site do instituto e podem ser acessados neste endereço: http://www.ibracor.org.br/web/guest/downloads.

Além disso, a diretoria do Ibracor vem alertando o corretor sobre o risco de deixar o recadastramento para a última hora. Até agora, dos 68.488 corretores de seguros pessoas físicas em atividade (número que consta do banco de dados da Fenacor), menos de nove mil apresentaram seus pedidos de recadastramento. Mais grave ainda é o fato de 24% desses pedidos não terem sido finalizados.

O presidente do Ibracor, Gumercindo Rocha Filho, explica que isso ocorre porque muitos profissionais não estão confirmando o seu recadastramento através do link enviado pela Susep através dos e-mails por eles indicados.

“Não é suficiente preencher o formulário e anexar documentos. Tem de finalizar o pedido. Isso é essencial. A permanência nessa situação (não finalizado), por mais de 60 dias, implicará o cancelamento automático do pedido”, alerta Gumercindo Rocha Filho.

Além disso, impressiona o total de pedidos que “caíram em exigência”, após a análise preliminar pela equipe do IBRACOR: mais de 3,8 mil solicitações estão nessa situação.

Em comunicado oficial do Ibracor, o presidente do instituto adverte ainda que os sócios de corretoras de seguros devem ficar atentos, pois, se o registro de pessoa física não for confirmado, não será possível recadastrar a pessoa jurídica.

“Por isso, é muito importante não deixar para a última hora. Quanto mais cedo for feito o recadastramento, menor será o risco de ser afetado por um imprevisto”, aconselha Rocha.

Fonte: CQCS