Anthem é condenada a pagar clientes por vazamento de dados após ataque de hackers

A Anthem Inc., a maior companhia de seguros de saúde dos EUA, concordou pagar cerca de US$ 115 milhões para encerrar litígios sobre vazamento de informações de saúde de cerca de 79 milhões de pessoas em fevereiro de 2015, depois de ter sido atacada por hackers.

O acordo, anunciado sexta-feira, ainda deve ser aprovado pelo juiz distrital dos Estados Unidos, em San Jose, Califórnia, que está presidindo o caso.

O dinheiro será usado para pagar dois anos de monitoramento de crédito para pessoas afetadas pelos hackers. Considera-se que as vítimas incluem clientes atuais e antigos da Anthem e de outras seguradoras afiliadas à Anthem através da National Blue Cross Blue Shield Association.

“Estamos muito satisfeitos de que o acordo seja um grande resultado para os afetados e aguardamos o processo de aprovação do acordo”, afirmou Andrew Friedman, advogado das vítimas, em um comunicado, informou a Reuters.

A seguradora informou em fevereiro de 2015 que um hacker desconhecido acessou um banco de dados contendo informações pessoais, incluindo nomes, aniversários, números da Segurança Social, endereços, endereços de e-mail e informações sobre emprego e renda. O ataque não comprometeu informações de cartão de crédito ou informações médicas, disse a empresa.

A violação de dados resultaram em perdas de centenas de milhões de dólares para empresas dos EUA nos últimos anos, incluindo a Target Corp., que concordou em pagar US$ 18,5 milhões para liquidar reivindicações em 47 estados em maio. A Home Depot Inc. concordou em pagar pelo menos US$ 19,5 milhões aos consumidores no ano passado.

Entre as principais seguradoras de riscos cibernéticos no mundo temos nomes como AIG, sindicatos do Lloyd’s of London; Liberty Mutual, Zurich Insurance Group; e CNA Financial Corp.