Saiba quanto custará a Carteira do Corretor de Seguros

De acordo com a autarquia, o pedido da carteira estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 03 de julho, somente para os corretores de seguros já recadastrados.

A carteira de identidade profissional de corretor de seguros irá custar R$ 41,16, a serem pagos pelo profissional, quando da solicitação, segundo consta do site da Susep, no qual todo o processo de recadastramento e, posteriormente, de solicitação da carteira, deverá ser realizado. Veja aqui: http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-mercado/corretores-de-seguros

Segundo a Circular 551/17 da Susep, os corretores de seguros que não tiverem interesse em obter a carteira de identidade profissional poderão comprovar sua habilitação por meio de certidão extraída no site da Susep.

A distribuição das carteiras de identidade profissional será realizada pelo Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor), mediante acordo de cooperação técnica.

Para retirada da carteira, o corretor de seguros deverá comparecer à local a ser indicado pelo Ibracor, munido da confirmação de pagamento, recebida por e-mail, e de um documento hábil de identificação civil, com foto, para fins de conferência dos dados pessoais.

Em caso de constatação de erro ou de qualquer divergência material, a carteira deverá ser devolvida, imediatamente, ao Ibracor, para fins de correção e substituição.

Na hipótese de erro ou divergência material decorrente de informação incorreta, incompleta ou imprecisa constante do pedido de recadastramento, caberá ao corretor de seguros solicitar a emissão de nova carteira de identidade profissional.

O Ibracor poderá celebrar acordos de cooperação operacional, com a finalidade de orientar os corretores de seguros sobre a distribuição das carteiras de identidades profissionais.

Fonte: CQCS