Robert Bittar ressalta a importância do corretor de seguros

Em tempos de informações difusas e abundantes, é fundamental que haja uma relação de confiança na interação entre o mercado de seguros e o consumidor. O segmento vem ampliando hoje seus canais de comunicação e, cada vez mais, tem o dever de oferecer aos clientes orientações transparentes no intuito de tirar dúvidas, facilitar o entendimento de produtos e garantir o cumprimento de direitos. É o que afirma o presidente da Escola Nacional de Seguros (ENS), Robert Bittar, no novo episódio da coluna ‘Fique Seguro’, que vai ao ar nesta quinta-feira (29), no ‘Canal Seguro’.

Para Bittar, a busca por informações claras e personalizadas reafirma a importância do corretor de seguros – que, atualmente, responde por 85% dos produtos de seguros distribuídos no Brasil. “É ele quem tem a qualificação técnica, a formação para orientar em termos de clausulado, de técnicas e alternativas de produtos para melhor dimensionar as coberturas de que o cliente necessita”.

A aproximação com o consumidor, além disso, exige uma interação constante por parte do mercado de seguros. Com esse foco, a ENS opera hoje uma página online voltada ao esclarecimento de dúvidas e a sugestões de produtos que se encaixem no perfil de cada cliente: www.funenseg.org.br. “Essa busca pela relação de transparência é fundamental para o desenvolvimento do setor e para que o consumidor se sinta amparado e tranquilo com relação aos produtos securitários que adquire”, ressalta Bittar.

O “Canal Seguro” tem a missão de esclarecer a população acerca dos produtos e serviços oferecidos pelo setor de seguros, com uma programação com entrevistas, debates e colunas de especialistas. Integrado ao Programa de Educação em Seguros, o canal conta atualmente com três quadros: o boletim “Entenda o Seguro”, o “Fique Seguro” e o “Papo Seguro”, coluna apresentada pelo presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano. Os programas são voltados para o esclarecimento de conceitos-chave do setor e o diálogo direto com o consumidor.

“Com o ´O Canal Seguro`, não apenas ampliamos a comunicação com a sociedade como esperamos incrementar o interesse do cidadão comum pelo seguro. Acreditamos que essa aproximação é fundamental para ampliar e difundir a cultura do seguro entre os brasileiros. É preciso desenvolver continuamente essa cultura”, diz o presidente da CNseg, Marcio Coriolano.

A CNseg – A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). É missão primordial da CNseg representar as suas associadas em seu relacionamento com sociedade, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das entidades nacionais e internacionais do setor, disseminando, assim, a cultura do seguro por meio do Programa de Educação em Seguros e de outras ações de amplo alcance para a sociedade.

Fonte: CNseg