Valor Econômico publica hoje especial “Seguros e Resseguros”

O jornal Valor Econômico publica hoje o suplemento Seguros e Resseguros, com notícias relevantes sobre o mercado segurador do Brasil.

A inovação é um tema recorrente em todas as matérias. O otimismo dá o tom estratégias dos executivos que lideram as principais empresas do setor. “Não dá para ter uma previsão firme do desempenho do mercado este ano em face do cenário”, diz o presidente da confederação, Marcio Coriolano.

Algumas seguradoras também mantêm as projeções inalteradas. “Nosso guidance está em linha com o que foi divulgado no início do ano, de alta entre 8% e 12%”, diz Octavio de Lazari Junior, presidente da Bradesco Seguros.

Conforme Luiz Pomarole, diretor-geral da Porto Seguro, a troca de um usado por um zero km depende de crédito, mas os bancos ainda estão restritivos para financiar. “Um ciclo de troca de carros não deve ocorrer em menos de um ano. Assim, não acredito em aumento na quantidade de vendas de seguros em 2017”, diz.

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) observa dois fenômenos: além do aumento da base de clientes, cresce o nível de recursos individuais alocados.

Marcelo Blay, CEO da corretora Minuto Seguros, pondera os prós e contras do uso da telemetria. “O volume de dados gerados é colossal e a necessidade de armazenamento é proporcional. No entanto, o custo para este fim caiu bruscamente nos últimos anos e o principal desafio reside na seleção e interpretação eficaz dessa massa de dados”, afirma.

O grande diferencial, acrescenta, reside na capacidade do uso inteligente e criativo dessas informações para melhorar os modelos estatísticos de precificação, sinistros, bem como a criação de produtos inovadores.

Já entre os “contras”, Blay alerta para o debate que já ocorre nos Estados Unidos e que certamente chegará ao Brasil com a popularização de captura de dados através de telemática. “Muitos segurados têm entrado com ações contra seguradoras pelo uso indevido ou sem autorização de seus dados. Uma questão correlata é a da privacidade: não são poucos os segurados que não querem ser monitorados 24 horas por dia”, pondera.

O suplemento está encartado na edição imprensa do jornal de hoje e também disponível online no espaço Revistas e Suplementos para assinantes.

Fonte: Sonho Seguro