Segurança da Informação

Para apresentar worskshop sobre o tema, o Sindicato trouxe na manhã da última quarta-feira, Marcus Sperb, Diretor de TI do SEPRORGS. Acessar redes sociais do celular, responder um e-mail pelo tablet e até mesmo acessar o banco através do computador, são situações que já se tornaram tão comuns e fazem parte da rotina de todos. Porém, como garantir a segurança dos dados na internet? Para Marcus Sperb, 80% da prevenção é cultural e não tecnológica. “Não existe nada 100% seguro. O que é efetivo é a educação do usuário e estabelecer políticas de segurança que sejam do conhecimento de todos”, explicou.

O futuro, segundo Sperb, será cada vez mais conectado e será possível controlar a distância objetos e serviços. “A internet das coisas está chegando com força. E o que vai estar em todos os dispositivos é a internet. Por isso, falar sobre segurança da informação é cada vez mais importante”, destacou. Para se proteger, as recomendações são: políticas de segurança, excelente antivírus e backup frequente.

Achar que antivírus é tudo a mesma coisa e optar por versões gratuitas encontradas na web é um erro muito comum cometido pela maioria das pessoas. “O que eu sempre falo é que não adianta comprar a tecnologia e não saber configurá-la corretamente”, afirmou. Os recentes ataques hackers a nível mundial mostrou o quão expostos todos estão em relação a segurança da informação. O desafio é a grande força motriz do hacker, então é preciso sempre estar buscando proteger seus dados e fazer regularmente backup das informações. “Já vimos empresas perderem todos seus dados em incêndio e precisarem fechar, pois o único backup que havia ficava dentro da própria empresa”, disse Sperb.

Houve uma interação boa entre o palestrante e o público presente, que pode tirar muitas de suas dúvidas sobre o assunto segurança da informação. Após a palestra o palestrante fez uma demonstração prática sobre realidade virtual. O Presidente Guacir entregou a Marcus Sperb um Certificado de Agradecimento por sua participação e ressaltou a importância das informações trazidas para conhecimento e interação com o Mercado Segurador.