MP faz operação contra fraude em seguradoras

Promotores e policiais militares cumpriram nesta quarta-feira, 28, mandados de busca e apreensão em cinco casas e duas oficinas de funilaria em Rio Preto com o objetivo de reunir provas contra uma organização criminosa que teria praticado pelo menos 25 atos de estelionato contra seguradoras de veículos.

Seis pessoas são investigadas por participação no esquema, segundo o promotor Evandro Ornelas Leal. “Essas pessoas emitiam falsas comunicações de sinistros para supostos reparos de veículos que nunca aconteciam”, explicou.

De acordo com o Ministério Público, a fraude pode ter dado às seguradoras um prejuízo que ultrapassa a marca de R$ 200 mil.

Entre as vítimas estão a Liberty Seguros, Brasil Veículos, Porto Seguro, Tokio Marine Seguradora, Yasuda Marítima, Itaú Seguros, Mapfre Seguradora, HFI Seguros, Allianz Seguros, Mitsui Sumitomo e Azul Seguros.

As investigações foram iniciadas a pedido da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta.

Além dos seis investigados, o MP ainda reúne provas para apurar a participação de outras pessoas no esquema. “Os integrantes podem responder por crime de estelionato e associação criminosa”, diz o promotor.

A ação desta quarta-feira foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e contou com apoio de policiais militares da Companhia de Ações Especiais da Polícia Militar (Caep). Colaborou Rodrigo Lima

Fonte: Diário da Região (Assinatura)