Motorista que dirigir e mexer no GPS ao mesmo tempo pode ser multado

Checar o mapa e prestar atenção no trânsito é uma infração que pode resultar em acidentes, multas e aparelho apreendido, conforme dita o Contran.

Mexer no celular ao volante é perigoso, seja para falar, mandar mensagens de texto ou, mais recentemente, para checar mapas e trajetos ao longo do caminho.

Para alguns motoristas, o uso dos navegadores GPS trouxe uma boa ajuda e se localizar no trânsito pelo smartphone virou um hábito, mas trouxe também preocupação para os órgãos que fiscalizam o trânsito. Com o equipamento no carro, os motoristas podiam se concentrar muito mais nos mapas apresentados pelo aparelho do que na própria direção, o que colaboraria com mais acidentes de trânsito.

O motorista pode sim utilizar o GPS ou o celular na função GPS, mas seguindo algumas regras estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) como: o GPS ou celular deve estar afixado com um suporte no para brisa ou no painel do veículo. De forma alguma você deve dirigir com o aparelho na mão ou no banco do carro.

Assista matéria do G1 sobre o uso do GPS no trânsito.

Fonte: Cesvi Brasil – G1