Indenizações do DPVAT atingiram R$ 1,7 bi em 2016

Os acidentes de trânsito continuam a deixar um rastro de dor, sequelas na população e despesas bilionárias para a toda sociedade. O dado mais recente da Seguradora Líder DPVAT, divulgado nesta quarta-feira (27), informa que foram pagas mais de 434 mil indenizações em 2016- 33.547 por morte; 346.060 mil por invalidez permanente; e 54.639 por reembolso de despesas médicas. Ao todo, a Líder desembolsou R$ 1,7 bilhão.

Mais uma vez, considerando o tipo de vítima, entre motoristas, pedestres e passageiros, os acidentes com motocicletas lideraram essa triste estatística: indenizações por morte somaram 16.009 (65%); e por invalidez, 275.345 (91%). “O que nos deixa mais consternados é ver que são todos muito jovens”, diz Ismar Torres, diretor-presidente da Seguradora Líder-DPVAT, à frente da empresa desde dezembro de 2016.

Historicamente, a maioria dos acidentes de trânsito com vítimas ocorre com pessoas que têm entre 18 e 44 anos, a maioria homens (75% dos sinistros). Ou seja, um gap crescente na população economicamente ativa.
A falta do uso do capacete, o desrespeito das leis de trânsito (muitos guiam o veículo de duas rodas sem habilitação) e o mau estado de conservação de muitas motocicletas potencializam os acidentes graves. “Acidentes envolvendo motocicletas corresponderam a 76% do total, um número alarmante, levando-se em conta que as mesmas respondem por 27% da frota de veículos automotores em circulação”, reforça Torres.
Combate a fraudes

O número de indenizações pagas em 2016, apesar de ser ainda muito alto, foi 33,4% menor em relação ao exercício anterior. A queda significativa é fruto de um intenso trabalho de combate a fraudes por parte da Seguradora Líder-DPVAT e ações de prevenção de acidentes e de fiscalização do trânsito como a Lei Seca, radares, uso do cinto de segurança e elevação do valor das multas.
“O aprimoramento de controles e a adoção de critérios mais rigorosos na regulação de sinistros evitaram perdas da ordem de R$ 120,2 milhões com 9.493 tentativas de fraudes”, informa Ismar Torres. Segundo ele, os critérios e auditorias da Seguradora Líder-DPVAT miram sempre “pagar certo a quem é de direito”.
DPVAT em números

Acidentes por tipo de veículo

Motos: 330.130 (76% do total)

Automóveis: 83.542 (19%)

Caminhões e pick-ups 12.515 (3%)

Ônibus, micro-ônibus e vans: 7.712 (1,9%)

Ciclomotores (veículos de duas rodas de até 50 cilindradas) 347 (0,1%)
Indenizações por Região/ todos os veículos

Nordeste – 29%

Sudeste – 29%

Sul – 21%

Centro-Oeste – 12%

Norte – 9%
Serviço
O pedido de indenização do Seguro DPVAT pode ser feito gratuitamente em pontos oficiais de atendimento espalhados por todos os municípios brasileiros, como as agências dos Correios. O prazo para entrar com o pedido é de até três anos, contados a partir da data do acidente. A documentação necessária para cada tipo de cobertura está descrita no site www.seguradoralider.com.br e pode ser informada também pelo SAC DPVAT 0800 022 1204, que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.
Site Seguro DPVAT:  www.seguradoralider.com.br

SAC DPVAT – 0800 022 12 04 – Todos os dias da semana, 24h por dia