China padronizará seguros para risco de créditos

Para conter os riscos no setor financeiro, o regulador de seguros da China divulgou um projeto de regras para padronizar os negócios de seguros e evitar riscos de créditos.

As seguradoras que oferecem proteção contra riscos de créditos devem ter um índice de adequação de solvibilidade básica de pelo menos 75% no trimestre mais recente, enquanto seu índice de adequação de solvibilidade abrangente deve ficar acima dos 150%, de acordo com o projeto lançado pela Comissão Reguladora de Seguros da China.

As empresas que não atenderem ao requisito devem parar de oferecer novos seguros de riscos de créditos, segundo o projeto.

As companhias de seguros também serão proibidas de oferecer seguros de riscos de créditos para as empresas com classificação AA ou inferior.

Para garantir que as companhias de seguros tenham a capacidade de pagar suas obrigações, o projeto também detalha o limite máximo das dívidas pendentes.

As empresas também devem estabelecer um sistema maduro de controle de riscos internos e realizar a devida diligência sobre a vontade e capacidade de pagamento dos clientes.

O projeto está atualmente aberto para revisão e o público poderá opinar até 25 de junho deste ano.

Fonte: China Radio International