Solvência é tema do programa Fala Presidente

Uma parte dos recursos pagos às seguradoras (prêmios) é destinada à formação das provisões técnicas (economia para pagar sinistros comunicados), mantendo assim a empresa solvente e capaz de honrar os compromissos assumidos. Esta é a tônica da entrevista do programa “Fala Presidente”, exibida pela Rádio CNseg nesta segunda-feira.

Na entrevista, o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, explica que a solvência é um conjunto de procedimentos que envolve o cálculo adequado das tarifas, a correta aceitação de riscos e a constituição de reservas técnicas. “O mercado brasileiro tem se mostrado bastante solvente apesar da crise”, afirma Coriolano.

Também pode ser conferida a “Entrevista Especial” desta segunda-feira, que ouve o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.

Ele fala sobre os projetos da instituição na área de segurança no trânsito, que envolvem a educação de crianças, adolescentes e jovens para privilegiar a percepção de riscos e, em consequência, reduzir o número de acidentes no País. “Tratamos muitas vezes o acidente como uma fatalidade, e ele não é uma fatalidade; é uma sequência de equívocos, erros, imprudências e infrações que o cidadão comete”, afirma Ramalho.

Na terça-feira, no programa “Conheça os Seguros Gerais”, o presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, Danilo Silveira, fala sobre as precauções que o locador deve tomar antes de colocar um imóvel para aluguel em aplicativos voltados para hospedagem. No mesmo dia, o “Qual é a Dúvida? ” esclarece a questão de um ouvinte sobre o mercado segurador.

Na quarta, no quadro “Entenda os Seguros de Pessoas”, o vice-presidente da FenaPrevi, Luciano Snel, aborda o planejamento financeiro, pessoal e familiar, com produtos de previdência e Seguro de Vida. Também na quarta, vai ao ar o programa “Inovação e Sustentabilidade”.

Quinta-feira é a vez do quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”, que inicia uma série sobre prevenção a doenças nas diversas fases da vida. O entrevistado desta semana é o nutrólogo pediátrico Hélio Rocha, consultor do movimento Obesidade Infantil Não, da Amil, que fala sobre os malefícios da obesidade para as crianças. No mesmo dia, no “Momento Jurídico”, a consultora da CNseg Glória Faria falará sobre riscos cibernéticos Os programas “Minuto da Capitalização” e “Dicas do Consultor” encerram a programação da semana, na sexta-feira.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Fonte: CNseg