CPC: dicas para melhorar resultado no 3º Exame

Candidato terá cinco disciplinas para estudar a fim de conquistar a certificação

Os interessados em participar do 3º Exame da Certificação Profissional CNseg, com inscrições abertas, já podem vistoriar o conteúdo programático e potenciar seu desempenho na prova.

O Exame contribui para transformar a carreira num mercado que não para de crescer, mesmo num ambiente de crise econômica, e a demandar colaboradores cada vez mais bem qualificados

Ao acionar o site do CPC (//cpc.cnseg.org.br/conteudo-programatico/), o candidato terá cinco disciplinas para estudar a fim de conquistar a certificação.

Uma é a Estrutura dos Sistemas de Seguros Gerais, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Saúde Suplementar. Outra se refere a Aspectos Legais e Regulamentares.

A terceira disciplina é Ética, Ouvidoria, Aspectos Contábeis e Financeiros, Controle Interno. Os Canais de Distribuição de Seguros também constam das disciplinas válidas para o exame. A quinta disciplina trata das Operações de Seguros.

Este conhecimento holístico do mercado engloba a definição e as principais atribuições dos órgãos e entidades do mercado, como CNSP, Susep, EAPC, resseguradoras, seguradoras, corretores de seguros etc.

No plano legal, o entendimento do princípio de boa-fé, elementos do contrato de seguros, delimitação de riscos, mora do segurado e do segurador. Em relação à ética, os princípios gerais que norteiam as operações de seguradoras, previdência, saúde suplementar e capitalização.

Ou ainda os principais atores presentes na distribuição de seguros, desde corretores de seguradores, correspondentes de microsseguros, funcionamento das assessorias de seguros, administradores de benefícios.

Por fim, na disciplina que trata exclusivamente das operações de seguros, será exigido dos candidatos conhecimento dos princípios de mutualismo, objetivo de subscrição de riscos, benefícios pagos à sociedade, e critérios usados na determinação dos prêmios.

Todas as cinco disciplinas que constam do conteúdo programático do exame estão acompanhados das bibliografias que poderão ser consultadas pelos candidatos.

Para fazer as inscrições, clique aqui (//cpc.cnseg.org.br/inscricoes)
Fonte: CNseg