Minas Gerais é a bola da vez para o Grupo Porto Seguro

Sede. Em Minas Gerais, Ronaldo Pinho conta que a empresa investiu R$ 20 milhões na compra de um prédio em Belo Horizonte.

“Minas Gerais é a bola da vez para a Porto Seguro”, conta o superintendente do grupo no Estado, Ronaldo Pinho. “É onde a Porto vê que pode crescer mais em relação a outros Estados no país. Em São Paulo, o mercado está maduro.

Fora dele, basta olhar para Minas, onde a sucursal da Porto tem 11% de participação de mercado dentro da empresa. Minas é o segundo Estado em população do país, é o terceiro PIB do país, e estamos mal colocados ”, explica o executivo.

Mas, com um investimento de milhões e milhões, como Pinho gosta de falar, sem divulgar números totais, a Porto Seguro está disposta a conquistar todo o potencial que tem o mercado de seguros em Minas Gerais.

Para isso, a empresa terá, até o fim do ano, 38 Centros Automotivos Porto Seguro (Caps) operando no Estado. “Já temos 28 em funcionamento, temos seis em processo de reformas, e que devem entrar nos próximos meses, e as outras quatro unidades que estamos mapeando a localização”, diz.

Pinho explica que são nesses centros que a empresa entrega tudo o que promete numa apólice de seguro. “A característica da Porto é ter um produto completo com assistência residencial, e para o carro a Porto entrega um monte de coisas nesses centros automotivos”, explica o executivo.

Num grupo composto por 27 empresas, Pinho diz que há desafios específicos para cada uma delas dentro da Porto Seguro. “Nosso principal produto é o seguro de automóvel. Nosso principal desafio é aumentar o mix dos demais produtos, porque eles têm mais margem (de lucro) do que o produto de automóvel”, explica o superintendente.

Capilaridade e clientes. Além de investir R$ 20 milhões na sede própria da empresa na capital mineira, a Porto Seguro tem outras sete regionais que respondem pelas várias regiões de Minas. “Temos clientes em mais de 600 municípios mineiros”, justifica Pinho.

Com 15 mil funcionários no Brasil, a Porto Seguro tem em Minas 160 funcionários e pretende expandir no quadro de pessoal. “Temos aqui 250 prestadores exclusivos. O nosso guincheiro só atende a Porto Seguro. Fazemos parcerias exclusivas”, diz, referindo-se aos 200 guinchos.

Agora, a meta é aumentar o número de clientes e o faturamento. “Temos 500 mil clientes em Minas Gerais”, calcula Pinho. Minas Gerais é o terceiro maior faturamento da empresa. “Mas tem potencial para ser o segundo maior”, conclui.

Marketing

Foco. Com uma campanha de mídia forte, a Porto Seguro tem investido bastante para tornar a marca mais visível. Assim, Ronaldo Pinho quer fazer a empresa crescer mais no market share.

Participação

Empresa é líder na venda de seguros de automóveis em MG

O próximo ciclo de crescimento da Porto Seguro em Minas Gerais é dobrar de tamanho no Estado no que se refere aos Centros Automotivos (Caps) da empresa. “Queremos ter um centro automotivo em cada cidade com 100 mil habitantes. Vamos dobrar de tamanho em 2020”, calcula o superintendente da Porto Seguro em Minas Gerais, Ronaldo Pinho.

Com presença no Estado desde a década de 70, Pinho conta que nos últimos seis anos a empresa decidiu investir pesado para ocupar um espaço maior do que tinha até então. “A Porto detém 20% de participação do mercado segurador mineiro de automóveis, sendo líder no Estado. Temos uma liderança forte conquistada recentemente por conta dos investimentos”, informa Pinho.

Seguro-pet. Com um aumento de 4% esperado no faturamento da Porto em Minas Gerais neste ano ante 2016, Pinho conta que a empresa está crescendo muito nas linhas de seguro empresarial, previdência privada e seguro-saúde para gatos e cachorros, o Health for Pet. “A pessoa paga uma mensalidade por mês. É um mercado de R$ 15 bilhões no Brasil”, considera o executivo.

Para Pinho, o mercado de Minas é o terceiro do país, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. “O PIB de seguros funciona assim: 51% do mercado está em São Paulo; 13% a 12%, no Rio; e 8% a 9%, em Minas”, detalha.

Fonte: O Tempo