Resseguro em Saúde foi tema debatido pela AIDA

Da esquerda para direita: Milena Fratin Presidente do GNT de Saúde Suplementar, Patrícia Godoy Oliveira Presidente do GNT de Resseguro e João Marcelo dos Santos, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). Créditos: Oficina do Texto.

Evento realizado na última quinta-feira (08) atingiu a lotação máxima do auditório do SindsegSP

A Associação Internacional de Direto de Seguros (AIDA) realizou no último dia 08 de junho um evento para discutir um tema pouco falado no mercado de saúde suplementar, o Resseguro em Saúde. O debate, realizado no auditório do SindsegSP em São Paulo, reuniu especialistas e profissionais do mercado de seguros.

O evento foi coordenado pela Presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Saúde Suplementar, Milena Fratin e contou com a participação de Patrícia Godoy Oliveira, Presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Resseguro, que na ocasião falou a respeito das possibilidades de resseguros para operadoras de saúde.

“Por ser um tema um pouco polêmico começamos falando de histórico de resseguro de carteira de operadora e de seguradora, fizemos uma análise legislativa e regulatória, falamos do projeto de lei dos seguros, que fala sobre isso, e abordamos como o cliente pode usar o resseguro para ajudar a reduzir a sinistralidade e mitigar os próprios riscos na hora da renovação”, comenta Patrícia.

O Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), João Marcelo dos Santos, também esteve presente no evento e debateu a respeito do tema. Segundo João, existe hoje a discussão sobre a possibilidade das operadoras contratarem resseguro, porém não há permissão legal para isso.

“Essa prática tem efeitos no mercado, porque para contratar o resseguro é preciso, primeiro, contratar o seguro. O que existem são alternativas para viabilizar a contratação de resseguro para a saúde, como, por exemplo, contratar um Stop Loss. O mercado precisa desenvolver esse caminho e pensar o que é preciso fazer com o próprio Stop Loss e seguro para saúde para gerar um resseguro”, afirma João.

Fonte: Revista Cobertura