Mindfulness ajuda a combater o estresse

Um estudo realizado pela SulAmérica com mais de 13 mil segurados trouxe dados alarmantes sobre saúde emocional: 48% das mulheres e 37% dos homens que participaram da pesquisa reportaram situações recentes de estresse. Desacelerar, priorizando um estilo de vida mais saudável, é preciso, afirma a diretora de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Dra. Tereza Veloso.

Uma técnica que tem sido indicada por especialistas em saúde pública para o combate ao estresse é a do mindfulness, ou atenção plena. A prática meditativa, derivada do Budismo, tenta lidar com um problema muito comum no dia a dia das pessoas: a desatenção na realização de atividades cotidianas.

“Por meio de exercícios de respiração e relaxamento, a atividade possibilita um maior bem-estar e controle emocional, o que contribui para a saúde do organismo como um todo”, explica a especialista da SulAmérica.

A médica ressalta, ainda, que toda atividade que reflete na saúde do indivíduo deve ter acompanhamento de profissionais especializados para sua realização. “Além disso, uma saúde física e emocional mais equilibrada depende de diversos fatores que também devem ser acrescentados ao dia a dia das pessoas, como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos”, pontua.

A SulAmérica disponibiliza conteúdos sobre este e diversos outros temas de saúde e bem-estar por meio do site do Programa Saúde Ativa (http://programasaudeativa.com.br/), que tem o objetivo de incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, prevenindo doenças e proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Fonte: CQCS