Números interessantes sobre o mercado segurador brasileiro

Os dados constam do II Relatório Setorial de Sustentabilidade da CNseg:

O setor de seguros no Brasil, em 2016:

• 17,5 milhões de veículos segurados.
  • 9,9 milhões de residências seguradas
  • 15,6 milhões de contratos de planos de acumulação e de risco de previdência
  • 47,9 milhões de planos de assistência médica
  • 22,0 milhões de planos exclusivamente odontológicos
  • 15,9 milhões de pessoas clientes de capitalização
  • 1,1 milhão de empresas clientes de capitalização
  • 6,4% do PIB: porcentagem do Produto Interno Bruto movimentada pelo mercado de seguros
  • Mais de 4.100 toneladas de sucata automotiva passaram por logística reversa em 2016, um aumento de 86% em relação ao percentual relatado pelas empresas que participaram do Relatório em 2015.
  • 52% empresas afirmaram que seus analistas e gestores passaram por treinamentos relacionados a temas ASG.
  • 46% das empresas relataram que suas lideranças receberam treinamentos periódicos sobre temas ASG.
  • 31% das empresas possuem metas de desempenho da alta liderança que incluem questões ASG.
  • 76% das empresas realizam treinamentos para corretores e parceiros que tratam temas relativos à adequação do perfil dos clientes aos produtos vendidos.
  • 43% das empresas incluem temas ASG nos treinamentos de corretores/parceiros comerciais.
  • 75% das empresas possuem práticas de estímulo e de avaliação das opiniões de suas partes interessadas. 92% aproveitam os resultados internamente para melhorias de processos.
  • 73% das empresas relataram possuir ações específicas envolvendo pesquisas de satisfação com clientes.
  • 93% utilizam as pesquisas de satisfação com clientes como ferramenta para induzir melhorias de processos, produtos, serviços e de atendimento ao cliente.
  • 85% das empresas têm a alta liderança envolvida diretamente nos debates setoriais.
  • 40% das empresas buscam inovações envolvendo, por exemplo, a reciclagem de veículos no segmento do seguro de automóveis.
  • 23% das empresas atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas como aplicativos que buscam orientar clientes sobre hábitos saudáveis de vida, com foco no bem-estar dos segurados.
  • 16% das empresas aplicaram soluções de telemetria para seus produtos e serviços de seguros.

Fonte: Sonho Seguro