CIAB: DevOps pode trazer ganhos substanciais para seguradoras, garante consultor

Um nome a princípio estranho – DevOps – é capaz de ajudar na transformação da indústria de seguros. Esse foi o tema do primeiro painel da Trilha de Seguros que acontece no CIAB Febraban, evento que teve início ontem e termina dia 8, em São Paulo.

Michael Wagner, especialista da Dell EMC, explicou à plateia que DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software que explora a comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e outros profissionais de TI (Tecnologia da Informação).

De uma forma simples, o conceito desse processo está em alinhar os times, unindo equipes de desenvolvimento com a de operações, e fazer com que todos se aproximem mais da área de TI.

Segundo ele, a mudança cultural trazida pelo DevOps é estratégica por beneficiar clientes com mais agilidade e eficiência nos processos uma vez que permite reduzir prazo de entrega de atualizações de sistemas e de serviços, reagindo de forma mais rápida às necessidades do negócio.

“Sou coaching de DevOps e ajudo a criar times dentro das empresas para que elas sejam mais ágeis e flexíveis para enfrentar os desafios do futuro. Google, Amazon, Facebook e Netflix e três seguradoras no mundo, segundo ele, utilizam práticas de DevOps para implementar códigos em produção milhares de vezes ao dia, com webcasts que une equipes em várias partes do mundo.

Luis Ricardo Torniero, diretor comercial da Chubb Seguros, valorizou o processo DevOps, principalmente para organizações globais, pois para pequenas empresas não se justifica ou mesmo numa startup. “Os desafios de uma empresa global é enorme, pois são várias línguas e regulação de mercados. Ter todo mundo falando a mesma língua com o mesmo objetivo é de grande complexidade.

Os projetos as vezes levam 6 meses e o mercado as vezes muda em 15 dias. Diante disso, o DevOps ajudaria muito, diante de um investimento grande e persistência”, comenta Torniero. Já em startup é muito difícil ter desperdício. Já em uma empresa média para grande, acredito que o DevOps acrescentaria muito”.

Camilo Ciuffatelli, gerente de tecnologia da Tokio Marine, disse que o sonho dos usuários é fazer implementações todos os dias. “Esse tipo de metodologia nos faria se sentir no paraíso, além de trazer ganhos para todos os stakholders”, comentou ao finalizar o painel.

Fonte: Sonho Seguro