Sompo Seguros usa Salesforce para incrementar a gestão comercial com foco no cliente

Projeto de transformação digital disponibiliza recursos em ambiente mobile, o que resultou em aumento de 36% na produtividade da equipe comercial e viabilizou a concretização de cerca de 5,5 mil oportunidades de negócios

A necessidade de adotar uma tecnologia para incrementar a estratégia de aumentar a produtividade da equipe de vendas e intensificar o foco no cliente foi o principal motivo para que a Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo –, recorresse às soluções da Salesforce, a líder mundial em CRM.

Para promover a iniciativa de transformação digital em vendas, realizada pela parceira PwC, a seguradora implementou o Sales Cloud em toda a sua área comercial, que inclui a matriz brasileira e as mais de 40 filiais distribuídas pelo País, em uma operação que envolveu aproximadamente 400 pessoas. “O processo de implantação foi dividido em etapas e desde a avaliação até o go-live foram necessários apenas seis meses”, explica Fernando Grossi, Diretor Comercial da Sompo Seguros.

O fato de a sede mundial da Sompo, no Japão, já usar soluções Salesforce colaborou para o sucesso do projeto de transformação digital – 90% dos agentes de campo utilizam a versão mobile da solução, o que resultou em um aumento de 36% na produtividade, gerando um ganho médio de 43 minutos em cada visita. Além disso, aproximadamente 5,5 mil oportunidades de negócios foram concretizadas após identificados seus potenciais por meio da base de dados integrada pela ferramenta.

O fato de ter toda a informação necessária ao alcance das mãos também contribuiu com o atendimento aos parceiros corretores de seguros. Como toda a equipe – desde os diretores, superintendentes, gerentes e executivos de contas – está integrada nessa plataforma única, o processo de solicitação e aprovação de contratos e negociações, gestão de visitas, resultados obtidos etc., acontece de forma mais ágil e eficiente.

De acordo com Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para a América Latina, o uso do aplicativo móvel torna a equipe muito mais dinâmica, à medida em que os vendedores podem inserir e monitorar todas as informações sobre os clientes entre uma visita e outra. “Sem desperdiçar tempo para acessar informações, o agente foca no ativo mais essencial: o cliente”, destaca Daniel.

Além disso, a ferramenta Salesforce possibilitou à seguradora ter uma visão holística de cada corretor, ao tornar possível a visualização de todas as oportunidades cadastradas na Sompo Seguros, e o acompanhamento em tempo real da inclusão de novas oportunidades pelos gestores.

“Na era da conectividade as mudanças ocorrem rapidamente. Ter um processo sustentado por uma solução móvel e informações em tempo real para tomada de decisão ágil, promove uma grande transformação com relação à eficiência e assertividade das equipes que atuam junto aos clientes”, destaca Denise Marconi, sócia da PwC.

Os planos da empresa preveem a implementação do Service Cloud e a ampliação da parceria de sucesso para outras áreas técnicas da Sompo Seguros, como os departamentos de cotação e de emissão de notas.

Fonte: Revista Cobertura